segunda-feira, 3 de junho de 2013

APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE - Sentido - Significado - Pesquisadores de mente curta se apropriam do vasto sentido de sustentabilidade - Que visão limitada dizer que sustentabilidade é o desenvolvimento de algumas técnicas menos poluentes ou produtos mais eficientes - Somente ? - Este posicionamento interessa a eles que querem manter seus prestígios e salários, bem como, logicamente, às indústrias, que precisam, urgentemente, terem "lucros verdes", que um dia serão jogados em covas escuras : a insustentabilidade - Apropriação do sentido de sustentabilidade pelas indústrias - Qualquer simbólico ou mínimo projeto, ou pequena alteração de produto, não pode conferir o grau de "empresa sustentável"

TEXTO IMPACTANTE
Desculpem os amigos(as) e leitores. Não tenho, normalmente, esta forma incisiva de escrever, mas o momento exige. Os "interesseiros" neste processo pela qual passa a humanidade - em relação a seus problemas ambientais, sociais e econômicos - estão a ultrapassarem os limites.
Ensinar a produzir os próprios utensílios e alimentos
a indivíduos, famílias e grupos - cada um conforme o
seu padrão - não é interessante para a indústria, o
 comércio e os seus colaboradores, pois seus lucros
 cairiam enormemente.
Mas é da drástica redução dos bens industrializados, e do
estímulo à auto-produção, que a humanidade precisa
urgentemente para  ter tempo de salvar o planeta.
Foto : Café cru, antes de ser torrado.
Esta é uma publicação impactante, causada por sentimento de indignação. Porém, como não consideramos as pessoas, mas sim as influências aberrantes que as emburrecem, não citaremos a fonte que motivou, infelizmente, este pequeno artigo, embora esteja implícito ser uma instituição ligada à pesquisa. Veja mais em :


Srs. Doutores pesquisadores :

Este texto foi publicado originalmente no Grupo Ambiente Ecológico, como tópico de discussão.
Neste blog, foram feitas correções e pequenas melhorias, além de um adendo.


SUSTENTABILIDADE NÃO É O QUE DIFUNDEM
Que tristeza !! Nada a ver. É incrível como o sistema produtivista, que quer defender a todo o custo os laboratórios que ganham com patentes e as empresas que querem produzir para venderem e terem mais lucros, apossam-se do verdadeiro sentido da palavra sustentabilidade e ainda se gabam de estarem progredindo porque "sustentabilidade não é apenas emissão de CO2". Então, consideram que sustentabilidade é um conjunto de conquistas tecnológicas, incluindo os transgênicos. Lastimável.


APRENDAM DE UMA VEZ POR TODAS
Srs. doutores pesquisadores : sustentabilidade é, em primeiro lugar, reduzir ao máximo a apropriação dos recursos naturais, através da redução do consumo de uma forma geral, que em nossos dias, mesmo os produtos essenciais, já são exorbitantes. Com certeza, reduzir, não é interessante para a indústria e o comércio. Eis a clara razão que vocês, espero que sem má fé, colaboram para a prostituição de um conceito tão elevado e essencial : a sustentabilidade.


NÃO SE INCLUAM NO ROL DOS RESPONSÁVEIS PELAS PERDAS FUTURAS
Depois, sustentabilidade, é um termo sistêmico, que envolve toda a vida no planeta. Está longe de ser  alguns parcos desenvolvimentos de técnicas e produtos um pouco menos poluentes ou um pouco mais eficientes. Esta forma vagarosa e retardada de alcançar a sustentabilidade só interessa a quem realmente quer vê-la andando a passos de tartaruga, para que suas atividades sejam aplaudidas, seus salários e status sejam mantidos, bem como, logicamente, aumentem os polpudos lucros de laboratórios e empresas que atrasam o avanço da consciência social sobre os verdadeiros problemas ambientais e sociais em nosso planeta.


SUGESTÃO
Deixem seus laboratórios, deixem seus campos de pesquisa, deixem suas instituições protetoras de modelos falidos, deixem seus confortos, aposentem-se por conta própria, antecipadamente, e vão divulgar verdadeiros princípios que defendem a real e completa sustentabilidade. Mas, se não tiverem forças para se transformarem assim, tão radicalmente, pelo menos não falem mais nada a respeito da sustentabilidade. A não ser que....

Adicionado nesta publicação, em 03/06/2013 : Sei que a humanidade progride em rede, cada indivíduo, ou grupo, ou classe, em seu próprio nível de consciência, e que é da mudança de valores, posicionamentos e ações - mesmo que acanhados, mas de todos - que um resultado final positivo será alcançado. Este texto incisivo pretende, tão somente, aumentar o grau de consciência nas pessoas e grupos, frente aos urgentes problemas que  estão colocando em risco a continuidade dos seres vivos - e logicamente dos humanos - no planeta. A questão está mais relacionada ao tempo : creio que não há tempo suficiente para alcançarmos a sustentabilidade completa, a não ser se abraçarmos medidas radicais. Depois de salvos, poderemos "continuar curtindo" as enumeráveis conquistas tecnológicas e os seus bens. Isto é positivo, e faz parte do impulso inventivo e empreendedor dos seres humanos.
PARA MAIS CONHECIMENTO :


Acordem, porque o próprio povo já está despertando !!
Luiz A. V. Spinola, em 24/abril/2013

Grupo-Ambiente diretamente relacionado : Grupo Ambiente Ecológico - Visite e Participe !!




Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores
OU PESQUISE : "O SOL DA INFOERA"


Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!
OU DIGITE ESTES TERMOS NA PESQUISA GOOGLE


Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : PREVISÕES SOL-TERRA 


Endereço e telefones atualizados
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : CONTATO GRUPOS-AMBIENTE