sábado, 19 de janeiro de 2013

RELAÇÃO ENTRE ÁGUA E ENERGIA - Economia de água e de energias - Compreensão e aplicação sistêmica de princípios e conceitos - A água produz energia elétrica - A eletricidade é usada para bombear água - Energia do petróleo - Carvão - Gás natural - Relação entre os problemas ambientais e a água - Energia da biomassa - Quase 100% das energias do planeta provêm direta ou indiretamente do sol - Equilíbrio térmico - Aquecimento global - As árvores e as florestas tem um papel preponderante no ciclo da água e na temperatura da terra

RELAÇÃO ENTRE ÁGUA E ENERGIA - Economia de água e de energias - Compreensão e aplicação sistêmica de princípios e conceitos - A água produz energia elétrica - A eletricidade é usada para bombear água - Energia do petróleo - Carvão - Gás natural - Relação entre os problemas ambientais e a água - Energia da biomassa - Quase 100% das energias do planeta provêm direta ou indiretamente do sol - Equilíbrio térmico - Aquecimento global - As árvores e as florestas tem um papel preponderante no ciclo da água e na temperatura da terra



ÁGUA E ENERGIAS - Em frases e parágrafos esparsos
 Texto preparativo para palestra em escola, em São Carlos-SP


A água é o principal regulador térmico do planeta terra.

A água é vida.



A energia elétrica, a energia dos combustíveis fósseis, a energia do carvão mineral, a energia térmica proveniente da biomassa, a energia para os seres vivos tem sua origem no sol.




Economizar água é mais importante porque economiza-se energias.

Para se ter água nas torneiras, nas indústrias e nos cultivos agrícolas, é necessário :

*Bombear a água de nascentes superficiais ou da profundidade dos lençóis subterrâneos.


*Transportar até as estações de tratamento.
*Tratar a água.
*Bombear novamente até as grandes caixas d`´agua.
*Manter o sistema de distribuição.
*Manter o sistema de esgoto e as estações de tratamento.
*Aplicar materiais na construção em todas as etapas acima.
*Controlar as etapas e cobrar pelos serviços.

Em todas as etapas há aplicação de energias, principalmente a elétrica. O consumo de energia das companhias de fornecimento de água é muito grande.


AS HIDRELÉTRICAS E AS TERMOELÉTRICAS USAM OU GASTAM ÁGUA PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA


Captando, tratando e distribuindo água,
gastam-se energias

As hidrélétricas reservam enormes quantidades de água. Há perdas por evaporação da superfície das represas. Há perdas no processo de produção e manutenção. No entanto, a água, após produzir energia elétrica, continua disponível para outras aplicações. As cidades que bombeiam  água da represa, ou a montante do rio, concorrem com a água necessária à geração de eletricidade.

A política de economia de água relaciona-se, principalmente, à dificuldade de aplicação de recursos na construção de novas usinas de produção de energia e na melhoria de seus sistemas de distribuição. A descentralização da produção e a opção por energias alternativas limpas é o caminho que tende a ser mais sustentável na atual conjuntura da humanidade.
Economizar água e energias
enquanto novas energias são
desenvolvidas

AS TERMOELÉTRICAS transformam grandes quantidades de água em vapor, além de utilizar água em seus processos de manutenção e limpeza.




O MITO DA ESCASSEZ DE ÁGUA

Embora a água doce disponível no planeta está próxima de 2,5%, sendo aproximadamente 0,1% de águas superficiais e 0,4 de águas subterrâneas, o volume em metros cúbicos disponível é imensamente maior que o atual consumo pelos seres humanos.

Então restam dois motivos reais para a economia de água :
- Estratégia política/administrativa na contenção de recursos para a oferta de água.
- Economia de energias.



E porque economizar energias é realmente muito importante ?....O planeta terra é um sistema fechado que mantêm um delicado equilíbrio de energias e materiais. O conjunto dos seres vivos, embora aparentemente ínfimos diante das vastas extensões de terras, de águas e de gases, consegue alterar e participar do intrincado e delicado equilíbrio entre energias, substâncias e materiais do planeta.
As diversas camadas atmosféricas participam,
juntamente com as nuvens, da regulação térmica
do planeta


 

O sol emite raios que aquecem a terra. Se não fossem os diversos fatores de manutenção de equilíbrio, a terra se esquentaria em demasia, impossibilitando a vida. Fenômenos atmosféricos e intra-terrestres seriam muito mais intensos. Dentre os vários fatores de equilíbrio térmico do planeta, a água e as manipulações energéticas realizadas pelos humanos são considerados os seus principais reguladores na fase atual do planeta.

Portanto, a delicada manutenção correta do ciclo da água e o delicado equilíbrio na entrada e na saída da energia solar são susceptíveis de desequilíbrios provocados pelas interferências dos homens.



A HISTÓRIA DA VIDA

Bactérias, fungos e algas criaram o clima adequado
às suas vidas e a outras. Devemos nossa existência
a estes seres microscópicos
Existimos e podemos continuar vivos graças ao trabalho, por milhares de anos, das bactérias, dos fungos e das algas. São eles que criaram o ambiente propício à vida, e hoje, juntamente com todos os outros seres vivos, mantêm este sistema adequado à vida, aparentemente complicado e delicadíssimo. Se pudéssemos falar em nome - e podemos - de todos os seres vivos, diríamos : "Criamos nossa própria casa." Inclusive por este motivo, Lockood concluiu : A terra é viva !!

Portanto, muito facilmente as ações humanas que interferem nos ciclos da água, das energias, das substâncias, e nos próprios ciclos das vidas, podem alterar drásticamente as condições do planeta, dificultando ou até impossibilitando a vida como um todo, ou a de muitas espécies. E rápido este danoso processo encaminha-se.

É necessário conter a interferência indesejada da civilização nos frágeis equilíbrios que possibilitam a continuidade dos homens e de todos os seres vivos.

Está em moda reciclar. Mas ações
mais efetivas em reutilizar e principalmente
em REDUZIR, são imprescindíveis
nos dias atuais.
Economizar água, economizar energias, economizar materiais é o primeiro passo. Mas é pouco. Apenas economizar, em níveis muitas vezes simbólicos, muito pouco resolve. Se desejamos continuar a existir, precisamos nos adequar mais intensamente em nossa função, como seres biológicos, de preservar e dar continuidade aos frágeis equilíbrios, trabalhando de mãos dadas com todos os seres vivos.



ECONOMIZAR MATERIAIS

Não apenas água e energias devem ser poupados, mas também materiais, ou seja, os recursos que a inventividade humana nos proporciona, pois estes bens requerem, para a sua produção, água e energias.

Mesmo que esta contenção no uso seja estratégica, até que métodos mais harmônicos com a natureza sejam desenvolvidos, é urgente a diminuição em todos os consumos.

AS ÁRVORES, AS FLORESTAS, AS ÁGUAS E O EQUILÍBRIO TÉRMICO DO PLANETA

Pode continuar....

Luiz A. V. Spinola, nov/2011


Artigo relacionado : "Economizar água ou alimentos e produtos que não venham de árvores"

Leia mais artigos procurando nos MARCADORES, à direita,
em Ambiente Ecológico - blog
http://ambienteecologicoblog.blogspot.com


PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL PARA ESCOLAS - Projeto escolar "Espaços Verdes" - Para escolas de primeiro e segundo grau - Modelo de projeto que integra conceitos ambientais e sociais - Interdisciplinaridade - Cidadania planetária - Conceito de completa sustentabilidade - Espaços verdes vivenciais - Ensino direcionado às propensões e necessidades dos alunos - Projeto de educação ambiental - Mudança de conceitos e costumes - Mudanças efetivas no modelo educacional e nos conteúdos a serem transmitidos e fixados

Arte e amor às árvores, transmitidos em uma só atividade

Projeto Espaços Verdes




Modelo de projeto educacional para escolas, podendo ser adaptado para ongs e instituições





INTRODUÇÃO

É claro, nos dias de hoje, a necessidade de um redirecionamento nos projetos educacionais que pretendem formar novas consciências e novas atitudes frente aos crescentes problemas ambientais, ecológicos e sociais deste início de século.
O projeto Espaços Verdes, inspirado nas conclusões e encaminhamentos da conferência Rio + 20, vem dar sua contribuição para o alcance da completa sustentabilidade, através de uma proposta diversificada de teorias e práticas que integrem as diversas áreas humanas envolvidas, a interdisciplinaridade e os ambientes e seres naturais afetados pela ação antrópica indevida.



OBJETIVOS GERAIS – Apresentação teórica

MUDANÇA DE CONCEITOS E COSTUMES
O projeto Espaços Verdes, em implementação na escola, compõem-se de uma série de palestras, aulas, reuniões, oficinas, dinâmicas e eventos realizados ao longo de sua aplicação, com o objetivo de fixar conceitos e estimular uma eficaz mudança de costumes, por meio da repetição, da continuidade e da dinâmica compreensão de todos os aspectos relacionados à preservação do meio ambiente e da interdependência dos seres vivos.

CIDADANIA PLANETÁRIA – Rio + 20: e eu com isso?
A relação indivíduo/sociedade tem seu conceito expandido através da transmissão, aos alunos participantes, da ampliação do seu nível de consciência para a alteridade e a cidadania planetária. Este nível de consciência é indispensável para que cada aluno ou participante considere os problemas ambientais do planeta, e os sociais, como também seus.

COMPREENSÃO SISTÊMICA
Não se concebe espaços verdes construídos desvinculando árvores, arbustos e plantas rasteiras dos seres microscópicos, dos insetos, das aves, dos animais e, logicamente, do homem que os construiu. O objetivo é construir, também, espaços anímicos(neologismo) integrados aos espaços verdes. Portanto, insere-se neste projeto a compreensão sistêmica e o posicionamento adequado que os educados devem apreender e atuar em relação aos seres vivos e nas suas relações sociais. Admite-se os ciclos naturais, como o da água e o do carbono, como exemplos de inspiração aos educadores quando criaram os conceitos de reaproveitamento e reciclagem.
  
COMPLETA SUSTENTABILIDADE E OS DIREITOS DOS ANIMAIS
A redução no consumo, da mesma forma, advém da observação dos limites impostos pela natureza a todas as formas de vida. Para os humanos, não seria diferente. Eles devem diminuir – por uma opção racional e inteligente – o consumo atual dos recursos naturais até o ponto possível determinado pela própria dinâmica de reabastecimento dos ciclos naturais (completa sustentabilidade) e pela relação ética entre humanos e animais.

ENSINO DIRECIONADO
O ensino tendencialmente direcionado às aptidões e peculiaridades dos alunos é uma necessidade em dias que exigem transformações adaptativas para uma humanidade que deve evolucionar-se com rapidez e sustentabilidade. Desta forma, procurou-se propiciar aos alunos participantes ambientes didáticos diversos, conforme suas propensões, aptidões e necessidades.

OS QUATRO ELEMENTOS BÁSICOS DA NATUREZA
Água, ar, sol e terra são essenciais à criação e manutenção de espaços verdes. Nas palestras, aulas, eventos e outras atividades didáticas salientam-se as características destes elementos, nossa dependência direta e indireta e o grau de interferência dos seres humanos sobre eles.
ESPAÇOS VERDES VIVENCIAIS
Além dos óbvios espaços verdes didáticos, aproveitam-se e criam-se espaços verdes vivenciais com o objetivo de propiciar ambientes estimuladores ao importante exercício da auto-produção e do usufruto das belezas naturais. Sempre que possível, indivíduos, famílias e grupos devem cultivar seus próprios jardins e alimentos, confeccionar seus utensílios e produtos, criar seus animais e utilizar sua energia muscular. Estas são exigências imprescindíveis à completa sustentabilidade.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Apresentação das práticas

Para a transmissão dos princípios gerais descritos acima, o projeto Espaços Verdes desenvolve-se através das seguintes atividades e eventos:

Oficina e atividade produtiva de:

- horta orgânica caseira;

- plantas ornamentais;

- ervas medicinais;

- árvores nativas ou exóticas, preferencialmente frutíferas;

- construção de abrigos para pássaros;

- animais de estimação, se possível;

- aves, se possível;

- aquário;

- terrário e

- microscópio

- outros

Obs.:

Oficinas: em espaços didáticos (por ex: unidades demonstrativas para horta vertical dispostas em área livre que possa receber 30 alunos)
Atividades produtivas: em espaços vivenciais (por ex: horta tradicional onde poucos alunos vão colaborar na produção normal de verduras)


Um exemplo, em seqüência:

1 - Palestras e aulas sobre temas relacionados à próxima oficina.

2 - Oficina e atividade produtiva, por exemplo, de produção de mudas de árvores frutíferas – por semeadura, por transplante e por estaquia, utilizando algumas modernas técnicas da agricultura urbana, tais como a permacultura, o cultivo vertical e as técnicas da hermeticultura, que possibilitam a máxima economia de tempo e água. Nas oficinas, ensinam-se aos alunos princípios de ética comportamental planetária, tais como : "Não se preocupe em escolher a mudinha mais bonita para levar para sua casa. Cuide bem de uma mais fraquinha e se ela for plantada em qualquer quintal ou praça, estará sendo boa para você e para todos, como se estivesse no quintal ou na frente da sua casa"

3 - Oficina e atividade produtiva de pintura artística em garrafas-pet, que servirão como berço ornamental para as mudas feitas pelos próprios alunos.

4 - Doação das mudas produzidas aos pais, funcionários, professores, convidados e a ONGs ambientalistas durante evento social significativo.

5 - Reuniões para avaliação das atividades até aquele momento realizadas, maior fixação dos conceitos aprendidos e reafirmação dos costumes mudados (por ex., assim como os alunos economizaram água para a confecção das mudas, resolvem também economizar água em suas atividades diárias na escola, em suas casas e em outros locais)

6 - Os alunos “cuidam de uma árvore-bebê” pelo período de um ano.

7 - Uma parcela das mudas confeccionadas artisticamente e cuidadas pelos alunos será exposta na escola por um determinado período até a época do plantio definitivo.

8 - Outros

  
PLANO DE AÇÃO

Em atendimento à realidade sistêmica dos fenômenos físicos e biológicos do planeta terra, e em atendimento à intrínseca relação meio ambiente/problemas sociais, o projeto Espaços Verdes reúne professores e ministrantes de palestras e oficinas relacionados a todas as disciplinas escolares, de tal forma a transmitirem conceitos que integrem os diversos ramos do conhecimento humano à problemática ambiental, ecológica e social.



PÚBLICO ALVO

Alunos do primeiro e segundo grau, funcionários, pais, moradores da comunidade e os próprios educadores.


CONCLUSÃO

O Projeto Espaços Verdes reflete, em toda sua constituição e dinâmica aplicativa, a importância da valorização da participação individual e coletiva em prol da preservação do ciclo natural da vida no planeta Terra. É chegado o momento de todos nos conscientizarmos das questões ambientais como um todo e agirmos sistematicamente para encontrar equilíbrio nas relações estabelecidas entre os seres vivos e os recursos naturais. Inicia-se, então, o despertar de nossas ações e valores ambientais e sociais na escola e na comunidade, a fim de que, gradativamente, as ações se multipliquem em âmbitos maiores e alcancemos a participação efetiva e construtiva, o respeito à biodiversidade e a consequente melhoria na qualidade de vida dos indivíduos.

Setembro/2012
Publicado em janeiro/2013
Reeditado com melhorias em 26/julho/2013

Analuci P. Spinola e Luiz V. Spinola

Por favor, se você, ou sua instituição, copiar e reproduzir este texto, mencione esta fonte e o seu link :
Fonte : Ambiente Ecológico - blog
http://ambienteecologicoblog.blogspot.com.br/2013/01/projeto-de-educacao-ambiental-e-social.html


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....

Este modelo de projeto foi inspirado em leituras, vivências e no artigo :
(neste blog)

Grupo relacionado a este blog
Visite e Participe !!



Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores

Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 

 
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!

Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!

Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!

Email, endereço, telefones atualizados