Maurício é um ativista e colaborador nos Grupos e Blogs-Ambiente. Sua atuação com as abelhas indígenas, nativas, é notável !! Os seus trabalhos são merecedores de publicação inédita. Neles, destaca-se a sua preocupação com a educação ecológica das crianças e demais estudantes. É também um exemplo e um modelo para projetos similares, desde que a inserção do elemento "animal", nas escolas, está intrinsecamente ligado aos projetos relacionados aos espaços verdes, além de trabalhar a relação dos educandos com todos os seres vivos. Criar espaços "anímicos" didáticos é imprescindível à educação integral. Ver mais sobre espaços verdes e anímicos, em Espaços Verdes nas Escolas - Um Desafio para o Futuro. Torcemos para que as suas propostas sejam patrocinadas por entidades sensíveis às necessárias de mudanças na sociedade humana !!
O editor
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO
DO PROJETO MELIPONÁRIO DIDÁTICO NAS ESCOLAS NO
MUNICÍPIO
DE BRUMADINHO
Promovendo
a "Arte de Manejar Abelhas Indígenas Sem Ferrão"
na Região
Brumadinho/MG.
Brumadinho,
23 de janeiro de 2013
MELIPONICULTURA
NAS ESCOLAS
INTRODUÇÃO
A criação de abelhas indígenas sem ferrão (
meliponicultura ) de produção e comercialização de mel e derivados na região Brumadinho
é propícia, já que o município oferece condições ambientais adequadas, com florestas preservadas e clima favorável. A
meliponicultura é uma atividade sustentável e ecologicamente correta, pois as
abelhas fazem parte integrante do nosso ecossistema e da biodiversidade, sendo a sua criação um motivo de preservação.
O meliponário é composto de princípios e ações que servirão como ponto
de partida para o desenvolvimento de atividades que promovam as práticas
sustentáveis, as tecnologias sociais, as noções sobre a importância do ser
coletivo e o entendimento das relações entre homem e a natureza. A linha de ação
tem por objetivo o fortalecimento da meliponicultura, enquanto prática
comunitária e sustentável.
A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS INDÍGENAS E SEU USO TRADICIONAL
As abelhas indígenas sem ferrão apresentam
importantíssimo papel ecológico, fundamental na manutenção dos biomas, pois são
os polinizadores principais de 30
a 95% das espécies de árvores. Tradicionalmente, o mel de
abelhas nativas representa uma alternativa de alimento, remédio e renda para
alguns habitantes do Vale do Paraopeba. O mais importante é que se trata de uma
atividade coerente ao desenvolvimento sustentável, já que auxilia na recuperação ambiental dos biomas degradados, além de favorecer ações voltadas à educação, à saúde e preservação ambiental,
incentivando a pesquisa e abrindo portas para o
turismo ambiental, além de disseminar o conceito de que as atividades
podem ser sustentáveis desde que haja, no contexto produtivo, sistemas lineares
de aproveitamento da matéria prima local e de distribuição equitativa de renda
entre seus atores.
O PROJETO POTENCIALIZANDO A MELIPONICULTURA
Como forma de utilização e preservação dos
recursos naturais, o projeto prevê a
implementação da MELIPONICULTURA - "Arte de Manejar Abelhas Indígenas Sem
Ferrão" - junto às escolas do
município de Brumadinho, priorizando
ações para o desenvolvimento local e permitindo a geração de renda alternativa.
.SUSTENTABILIDADE DO PROJETO
Trata-se de um projeto sustentável, pois agrega valores imprescindíveis nas áreas de educação ambiental,
biodiversidade, saúde, pesquisa científica, cultura, comportamento
humano, turismo, buscando minimizar o impacto do homem sobre os recursos
naturais e voltado para a formação de uma cadeia produtiva
de interesse coletivo : geração de renda
e preservação ambiental.
Habitantes do Município de Brumadinho, pequenos produtores rurais, empresas, associações e entidades comunitárias que poderão ter acesso a produtos naturais na região de Brumadinho. O setor público, que contará com informações sistemáticas providas pela instituição proponente, é de fundamental importância para a aplicação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável na região. Também serão beneficiadas empresas e instituições de fomento financeiro e técnico, que contarão com subsídios para direcionarem seus programas de investimentos e crédito para projetos produtivos de forma viável econômica, ecológica e socialmente. E, principalmente, a biodiversidade, que estará protegida por meio do seu uso sustentável.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO
O projeto tem como objetivo geral a
implantação da Meliponicultura no
Município de Brumadinho, em escolas, nos quintas e na área rural, firmando uma parceria que permita a formação de
agentes multiplicadores de tecnologias sustentáveis em beneficio das populações
mais carentes, dando um passo importantíssimo para a real sustentabilidade, com foco nas necessidades das futuras gerações.
OBJETIVOS DO PROJETO Criar meliponário didático que realizará nas escolas estruturas de mini-meliponários visando trabalhar os seguintes temas:
*Percepção ambiental- os mini-meliponários serão a porta de entrada para a compreensão das teias de relações ecológicas e sua importância para a manutenção da vida.O trabalho das abelhas cria um elo entre as crianças e os jovens com o mundo natural, a partir de questionamentos originados dos próprios alunos. Se as perguntas nascem da motivação em conhecer, trazem consigo um aprendizado muito mais significativo do que aqueles contidos unicamente nos livros, além de potencializar uma abordagem interdisciplinar dentro da escola.
*Valorização do trabalho coletivo- a maneira como as abelhas trabalham organizadas servem de exemplo e aprendizado sobre as formas de organização social dentro da comunidade. Essa prática poderá ser observada e avaliada nos momentos do trabalho prático no mini-meliponário, bem como em estratégias de trabalho na escola.
*Valorização do ambiente rural- o trabalho com o meliponário leva a uma discussão de fundo, que é a apropriação dos modos de vida rural. Nesse aspecto, o trabalho com os jovens tem uma importância fundamentada nas práticas da educação ambiental. A relação e identidade com o território promove um vínculo entre pessoas e as riquezas do meio em que vivem, evidenciando o benefício das práticas sustentáveis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Associar a
biodiversidade local à educação inclusiva para jovens e crianças nas escolas, criando
práticas pedagógicas sob a ótica da remoção das barreiras à
aprendizagem, utilizando as tecnologias assistidas. *Capacitar para o empreendedorismo os jovens estudantes e os pequenos agricultores interessados na produção de mel a
partir de abelhas indígenas sem ferrão, de forma que as informações e práticas
de campo, assimiladas nos
mini-meliponários escolares, possam, em
suas localidades, disseminar conhecimento
sobre as atividades, organizando grupos de interessados e de pequenos agricultores coligados em
sistema de cooperativas para uma maior
e melhor comercialização dos produtos e, finalmente, auxiliando na
preservação das espécies utilizadas e o habitat em
que vivem.
O projeto "MELIPONICULTURA NAS ESCOLAS" traduzir-se-á em resultados positivos aos estudantes, possibilitando-lhes uma compreensão sistêmica das relações entre os seres vivos e os seres humanos, além de aprenderem uma técnica para o enriquecimento dos seus saberes auto-produtivos. A partir da disseminação deste conhecimento nas escolas - a instalação e os cuidados com o meliponário - outros setores do município serão beneficiados : as famílias, que podem desenvolver meliponários em seus quintais, e os produtores rurais.
O projeto também demanda, indiretamente, o aumento do plantio e cultivo de espécies produtoras de flores para suprirem a maior demanda de pólen pelas abelhas indígenas.
Autor do projeto : Maurício Oliveira - julho/2013
mauricio.oliveira.biodiversidade@gmail.com
Por favor, se você copiar e divulgar este texto, mantenha este adendo e insira o link para esta página ou o próximo :
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores
|
Aguarde novas publicações sobre como construir meliponários.
Artigo relacionado : Espaços Verdes nas Escolas - Um Desafio para o Futuro
Grupo relacionado : Grupo Ambiente Ecológico - Cadastre o seu email para receber atualizações deste blog e outras postagens.
HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !!
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !!
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores
HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !!
LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !,
AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !!
LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !,
AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
==================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!
Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima
Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)