segunda-feira, 1 de julho de 2013

PROJETO DE MELIPONICULTURA NAS ESCOLAS - Estudo para implantação de meliponários nas escolas de Brumadinho-MG - A arte de manejar abelhas nativas, ou silvestres, sem ferrão - Projeto educativo e de inclusão sócio-econômica-ambiental - Abelhas nativas na produção de mel - Abelhas indígenas e sua importância na manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas - Mais uma opção de renda com esta ferramenta da auto-produção - Modelo para outras cidades - O consumo de mel colabora para o reflorestamento porque diminui-se o uso do açúcar de cana, que exige espaços desflorestados

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Maurício é um ativista e colaborador nos Grupos e Blogs-Ambiente. Sua atuação com as abelhas indígenas, nativas, é notável !! Os seus trabalhos são merecedores de publicação inédita. Neles, destaca-se a sua preocupação com a educação ecológica das crianças e demais estudantes. É também um exemplo e um modelo para projetos similares, desde que a inserção do elemento "animal", nas escolas, está intrinsecamente ligado aos projetos relacionados aos espaços verdes, além de trabalhar a relação dos educandos com todos os seres vivos. Criar espaços "anímicos" didáticos é imprescindível à educação integral. Ver mais sobre espaços verdes e anímicos, em Espaços Verdes nas Escolas - Um Desafio para o Futuro. Torcemos para que as suas propostas sejam patrocinadas por entidades sensíveis às necessárias de mudanças na sociedade humana !!

O editor


 ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO  
 DO PROJETO MELIPONÁRIO   DIDÁTICO NAS ESCOLAS   NO
MUNICÍPIO DE BRUMADINHO

Promovendo a "Arte de Manejar Abelhas Indígenas Sem Ferrão"
 na Região Brumadinho/MG.


Brumadinho, 23 de janeiro de 2013


MELIPONICULTURA NAS  ESCOLAS



INTRODUÇÃO 

A criação de abelhas indígenas sem ferrão ( meliponicultura ) de produção e comercialização de mel e derivados na região Brumadinho é propícia, já que o município oferece condições ambientais adequadas, com florestas preservadas e clima favorável. A meliponicultura é uma atividade sustentável e ecologicamente correta, pois as abelhas fazem parte integrante do nosso ecossistema e da biodiversidade, sendo a sua criação um motivo de preservação.
O meliponário é composto de princípios e ações que servirão como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades que promovam as práticas sustentáveis, as tecnologias sociais, as noções sobre a importância do ser coletivo e o entendimento das relações entre homem e a natureza. A linha de ação tem por objetivo o fortalecimento da meliponicultura, enquanto prática comunitária e sustentável.



A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS INDÍGENAS E SEU USO TRADICIONAL

As abelhas indígenas sem ferrão apresentam importantíssimo papel ecológico, fundamental na manutenção dos biomas, pois são os polinizadores principais de 30 a 95% das espécies de árvores. Tradicionalmente, o mel de abelhas nativas representa uma alternativa de alimento, remédio e renda para alguns habitantes do Vale do Paraopeba. O mais importante é que se trata de uma atividade coerente ao desenvolvimento sustentável, já que auxilia na  recuperação ambiental dos biomas degradados, além de favorecer ações voltadas à educação, à saúde e preservação ambiental, incentivando a pesquisa e abrindo portas para o  turismo ambiental, além de disseminar o conceito de que as atividades podem ser sustentáveis desde que haja, no contexto produtivo, sistemas lineares de aproveitamento da matéria prima local e de distribuição equitativa de renda entre seus atores.


O PROJETO POTENCIALIZANDO A MELIPONICULTURA
Como forma de utilização e preservação dos recursos naturais, o projeto  prevê a implementação da MELIPONICULTURA - "Arte de Manejar Abelhas Indígenas Sem Ferrão" -  junto às escolas do município de Brumadinho,  priorizando ações para o desenvolvimento local e permitindo a geração de renda alternativa.
 .
              
SUSTENTABILIDADE DO PROJETO 
Trata-se de um projeto sustentável, pois agrega valores imprescindíveis  nas áreas de educação ambiental, biodiversidade, saúde, pesquisa científica, cultura, comportamento humano, turismo, buscando minimizar o impacto do homem sobre os recursos naturais  e  voltado para a formação de uma cadeia produtiva de interesse coletivo : geração de  renda e  preservação ambiental.
 

OS BENEFICIÁRIOS
Habitantes do Município de Brumadinho, pequenos produtores rurais, empresas, associações e entidades comunitárias que poderão ter acesso a produtos naturais na região de Brumadinho. O setor público, que contará com informações sistemáticas providas pela instituição proponente, é de fundamental importância para a aplicação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável na região. Também serão beneficiadas empresas e instituições de fomento financeiro e técnico, que contarão com subsídios para direcionarem seus programas de investimentos e crédito para projetos produtivos de forma viável econômica, ecológica e socialmente. E, principalmente, a biodiversidade, que estará protegida por meio do seu uso sustentável.


OBJETIVO GERAL DO PROJETO  
O projeto tem como objetivo geral a implantação da Meliponicultura  no Município de Brumadinho, em escolas, nos quintas e na área rural, firmando uma parceria que permita a formação de agentes multiplicadores de tecnologias sustentáveis em beneficio das populações mais carentes, dando um passo importantíssimo para a real sustentabilidade, com foco nas necessidades das futuras gerações. 


OBJETIVOS  DO PROJETO
Criar meliponário  didático que realizará nas escolas  estruturas de mini-meliponários visando trabalhar os seguintes temas:
*Percepção ambiental- os mini-meliponários serão a porta de entrada para a compreensão das teias de relações ecológicas e sua importância para a manutenção da vida.O trabalho das abelhas cria um elo entre as crianças e os jovens com o mundo natural, a partir de questionamentos originados dos próprios  alunos. Se as perguntas nascem da motivação em conhecer, trazem consigo um aprendizado muito mais significativo do que aqueles contidos unicamente nos livros, além de potencializar uma abordagem interdisciplinar dentro da escola.
*Valorização do trabalho coletivo- a maneira como as abelhas trabalham organizadas servem de exemplo e aprendizado sobre as formas de organização social dentro da comunidade. Essa prática poderá ser observada e avaliada nos momentos do trabalho prático no mini-meliponário, bem como em estratégias de trabalho na escola.
*Valorização do ambiente rural- o trabalho com o meliponário leva a uma discussão de fundo, que é  a  apropriação dos modos de vida rural. Nesse aspecto, o trabalho com os jovens tem uma importância fundamentada nas práticas da educação ambiental. A relação e identidade com o território promove um vínculo entre pessoas e as riquezas do meio em que vivem, evidenciando o benefício das práticas sustentáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Associar  a biodiversidade local à educação inclusiva para jovens e crianças nas escolas, criando práticas pedagógicas sob a ótica da remoção das barreiras à aprendizagem, utilizando as tecnologias assistidas. *Capacitar para o empreendedorismo os jovens estudantes e os pequenos agricultores interessados na produção de mel a partir de abelhas indígenas sem ferrão, de forma que as informações e práticas de campo, assimiladas  nos mini-meliponários escolares, possam,  em suas localidades, disseminar  conhecimento sobre as atividades, organizando grupos de interessados e de pequenos agricultores coligados em sistema de cooperativas para uma maior e melhor comercialização dos produtos e, finalmente, auxiliando na preservação  das espécies utilizadas e o habitat em que vivem.                                                                                                                                                                                                                                                         
       
                    
CONCLUSÃO
O projeto "MELIPONICULTURA NAS  ESCOLAS" traduzir-se-á em resultados positivos aos estudantes, possibilitando-lhes uma compreensão sistêmica das relações entre os seres vivos e os seres humanos, além de aprenderem uma técnica para o enriquecimento dos seus saberes auto-produtivos. A partir da disseminação deste conhecimento nas escolas - a instalação e os cuidados com o meliponário - outros setores do município serão beneficiados : as famílias, que podem desenvolver meliponários em seus quintais, e os produtores rurais. 
O projeto também demanda, indiretamente, o aumento do plantio e cultivo de espécies produtoras de flores para suprirem a maior demanda de pólen pelas abelhas indígenas.


Autor do projeto : Maurício Oliveira - julho/2013
mauricio.oliveira.biodiversidade@gmail.com

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