terça-feira, 12 de maio de 2015

RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS - Declarações de uma pós graduanda sobre a importância da reutilização através de compostagem e vermicompostagem - Declarações decorrentes de estudo acadêmico na Usp-São Carlos sobre resíduos sólidos orgânicos - Infelizmente muitos ainda acham que são dejetos que devem ser rejeitados em aterros sanitários - A importância dos biofertilizantes feitos a partir do lixo orgânico na recomposição de nutrientes dos solos agrícolas - Necessidade de políticas públicas mais mais decisivas e eficazes para o aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos

Grupo-Ambiente diretamente relacionado : Grupo Ambiente Ecológico - Visite e Participe !!


DECLARAÇÕES DE UMA MESTRANDA SOBRE A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS
(em divulgação a seus amigos(as) no Facebook)
Publicado na íntegra com a autorização de Julia Guermandi - Usp de São Carlos



COMPOSTAGEM E VERMICOMPOSTAGEM
"Coletei mais de 2 toneladas de resíduos orgânicos em 18 restaurantes, fiz compostagem e vermicompostagem (minhocas) e um monte de análise físico-química e microbiológica do composto. O resultado foi esse : um biofertilizante bonitão que tá na figura.
Cerca de 60% dos resíduos orgânicos de nossas residências que poderiam ser compostados são levados aos aterros sanitários sem nenhuma forma de tratamento. Eles são misturados com outras substâncias com potencial de contaminação e acabam perdendo o seu valor. 




FAZER VOLTAR OS NUTRIENTES AO SOLO

Há muita falta de noção da importância em separarmos os resíduos, uma vez que espaço em um aterro sanitário custa dinheiro. Além disso, não utilizar esses resíduos como um potencial de energia é um desperdício, pois muitos solos brasileiros são pobres e com pouca matéria orgânica e nutrientes.



INFELIZMENTE HÁ OS QUE AINDA QUEREM DESCARTAR
Recentemente entrei num site relativamente renomado e li a seguinte informação:
“dejetos e rejeitos são palavras sinônimas utilizadas para definir o resíduo sólido que não tem a menor possibilidade de ser reutilizado ou reaproveitado, como é o caso dos produtos orgânicos, cabendo apenas descartá-los de forma ambientalmente adequada, em aterros sanitários devidamente controlados e monitorados”
Isso demonstra que ainda existe um grande desconhecimento/confusão a respeito do assunto, principalmente no que diz respeito aos resíduos orgânicos no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos.


São Carlos - março/2015

Julia Guermandi

 

HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 


quinta-feira, 30 de abril de 2015

MODELO DE PROJETO "DEJETOS HUMANOS E PLANTIO DE ÁRVORES" - Projeto ousado e pioneiro para ser adotado inicialmente por pessoas mais conscientes - Privada seca de balde - Banheiro seco para apartamentos e casas sem quintal - Reaproveitamento das fezes humanas, e urina, na adubação de árvores, preferencialmente frutíferas - Tratamento sustentável dos dejetos humanos - Aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos originados pelas fezes e urina humanas - Modelo de projeto que faz voltar ao ciclo natural os nutrientes orgânicos necessários às plantas - Baldes que acumulam dejetos humanos higienizados para serem usados em compostagem, em covas definitivas onde serão plantadas árvores - Parceria entre produtores de dejetos humanos, produtores rurais de frutíferas e responsáveis por áreas verdes comunitárias ou públicas - Economia de muita água - Justiça e sustentabilidade social - Plantio de muitas árvores - Reflorestamento facilitado por adubação a partir de dejetos humanos - Modelo para ser implementado em qualquer cidade, inclusive com parceria com a prefeitura




Grupo-Ambiente relacionado : Ambiente Ecológico
PARTICIPE !!

PROJETO "DEJETOS HUMANOS E PLANTIO DE ÁRVORES"
(ou outro nome para este modelo)

Foto :  Milhares de árvores frutíferas, ornamentais e outras produtivas podem ter o seu plantio estimulado e facilitado pela adubação proveniente da compostagem de dejetos humanos no local definitivo do plantio que, de outra forma, continuariam a ser despejados em corpos d' água, poluindo-os e prejudicando seriamente os ecossistemas aquáticos. O meio ambiente em geral é beneficiado pela manutenção do ciclo de nutrientes e pela aumento das áreas arborizadas.


O texto a seguir (nesta publicação, com melhorias) foi proposto à Ong VERACIDADE, em São Carlos-SP, e serve como modelo para aproveitamento de fezes e urina humana na adubação de árvores, preferencialmente frutíferas. Postado no Facebook, na página do evento "Banheiro seco e....", da Veracidade :
https://www.facebook.com/events/763690120411301/


A PRIVADA DE BALDE
"Farei todo esforço para estar presente, mas se não for possível, aí vai uma sugestão para AQUELES MAIS CONSCIENTES que moram em casas sem quintal ou apartamentos : adotar a "PRIVADA DE BALDE". Uma casa com três pessoas acumula aproximadamente um balde de 20 litros por semana de dejetos misturados com serragem e cinza (ou serragem fina, capim picado, casca de coco triturada, folhas secas, etc.

OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO
O balde de 20 litros é lacrado e colocado preferencialmente para tomar sol, enquanto aguarda os outros três serem enchidos. Uma vez por mês o participante no PROJETO "DEJETOS HUMANOS E PLANTIO DE ÁRVORES" leva na VERACIDADE (Ong coordenadora, com sede na cidade), ou diretamente nos sem-terra (ou outro local rural que entre na parceria), e deposita em buracos já prontos, tampando-os com 20 cms de terra. O parceiro rural, em seguida, ou quando tecnicamente for possível, planta uma muda de árvore - preferencialmente frutífera, em sua propriedade ou em áreas comunitárias.

CUSTOS GERAIS
Para isso, o participante deve comprar 8 baldes se preferir deixar quatro na Veracidade, ou comprar 4 se preferir ele mesmo levar na propriedade rural parceira. O custo dos baldes fica em torno de 4 reais cada (em maio/2015), se comprados em lotes. Se o participante gostar de pomares e reflorestamentos, ele mesmo(a) pode plantar a(s) muda(s) que, para este caso, o proprietário rural deve preparar ferramentas, mudas e estacas de proteção. O custo de participação no PROJETO "DEJETOS HUMANOS E PLANTIO DE ÁRVORES" pode ser inferior ao custo da água gasta em descargas convencionais.

URINA TAMBÉM
Opcionalmente, para aperfeiçoar, o participante pode também coletar a urina dos residentes da casa e, da mesma forma, enviar à Veracidade ou diretamente nos locais rurais combinados.

TAMBÉM HÁ MODELOS DE COLETORES SOFISTICADOS
Os modelos práticos dos coletores que atendem aos vários gostos e necessidades, e os seus detalhes, devem ser propostos e desenvolvidos pelos ativistas da Veracidade. Há modelos sofisticados, com suportes artísticos, exaustor e porções de mistura aromatizada de serragem fina com cinza de madeira.

CUSTOS DO TRANSPORTE
O custo do transporte da Veracidade para a área rural - caso o participante opte por deixar na Veracidade - provavelmente fique em RS2,00 por balde, pagos como frete a um terceiro, (ou R$0.50 para o parceiro rural, caso ele mesmo vá buscar pelo menos 15 baldes). Se este custo não puder ser absorvido inicialmente pelo parceiro rural, então o participante no projeto deve pagar e, opcionalmente, poderá no futuro receber descontos na compra de frutas do parceiro/produtor rural, ou ter outro benefício opcional.

ASPECTOS SANITÁRIOS
A disseminação de vermes intestinais e de bactérias patogênicas parece ser zero, atendendo às exigências sanitárias da lei ambiental referente.

VANTAGENS
Desta forma, o participante estará ECONOMIZANDO MUITA ÁGUA, RECICLANDO MATÉRIA ORGÂNICA ALIMENTAR, CONTRIBUINDO ECONOMICAMENTE COM OS PRODUTORES RURAIS E PLANTANDO MUITAS ÁRVORES !!
 
Luiz, 29 de abril/2015

Obs : Os detalhes técnicos e opções de operacionalização podem ser posteriormente publicados abaixo, como comentário, tanto pelo editor, como por você, preenchendo o campo de comentário. Sites de pesquisa podem subsidiar o aperfeiçoamento deste projeto. 


Participe do Grupo Ambiente Ecológico, comente e ajude a aperfeiçoar este projeto !!






HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados