quinta-feira, 30 de abril de 2015

MODELO DE PROJETO "DEJETOS HUMANOS E PLANTIO DE ÁRVORES" - Projeto ousado e pioneiro para ser adotado inicialmente por pessoas mais conscientes - Privada seca de balde - Banheiro seco para apartamentos e casas sem quintal - Reaproveitamento das fezes humanas, e urina, na adubação de árvores, preferencialmente frutíferas - Tratamento sustentável dos dejetos humanos - Aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos originados pelas fezes e urina humanas - Modelo de projeto que faz voltar ao ciclo natural os nutrientes orgânicos necessários às plantas - Baldes que acumulam dejetos humanos higienizados para serem usados em compostagem, em covas definitivas onde serão plantadas árvores - Parceria entre produtores de dejetos humanos, produtores rurais de frutíferas e responsáveis por áreas verdes comunitárias ou públicas - Economia de muita água - Justiça e sustentabilidade social - Plantio de muitas árvores - Reflorestamento facilitado por adubação a partir de dejetos humanos - Modelo para ser implementado em qualquer cidade, inclusive com parceria com a prefeitura




Grupo-Ambiente relacionado : Ambiente Ecológico
PARTICIPE !!

PROJETO "DEJETOS HUMANOS E PLANTIO DE ÁRVORES"
(ou outro nome para este modelo)

Foto :  Milhares de árvores frutíferas, ornamentais e outras produtivas podem ter o seu plantio estimulado e facilitado pela adubação proveniente da compostagem de dejetos humanos no local definitivo do plantio que, de outra forma, continuariam a ser despejados em corpos d' água, poluindo-os e prejudicando seriamente os ecossistemas aquáticos. O meio ambiente em geral é beneficiado pela manutenção do ciclo de nutrientes e pela aumento das áreas arborizadas.


O texto a seguir (nesta publicação, com melhorias) foi proposto à Ong VERACIDADE, em São Carlos-SP, e serve como modelo para aproveitamento de fezes e urina humana na adubação de árvores, preferencialmente frutíferas. Postado no Facebook, na página do evento "Banheiro seco e....", da Veracidade :
https://www.facebook.com/events/763690120411301/


A PRIVADA DE BALDE
"Farei todo esforço para estar presente, mas se não for possível, aí vai uma sugestão para AQUELES MAIS CONSCIENTES que moram em casas sem quintal ou apartamentos : adotar a "PRIVADA DE BALDE". Uma casa com três pessoas acumula aproximadamente um balde de 20 litros por semana de dejetos misturados com serragem e cinza (ou serragem fina, capim picado, casca de coco triturada, folhas secas, etc.

OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO
O balde de 20 litros é lacrado e colocado preferencialmente para tomar sol, enquanto aguarda os outros três serem enchidos. Uma vez por mês o participante no PROJETO "DEJETOS HUMANOS E PLANTIO DE ÁRVORES" leva na VERACIDADE (Ong coordenadora, com sede na cidade), ou diretamente nos sem-terra (ou outro local rural que entre na parceria), e deposita em buracos já prontos, tampando-os com 20 cms de terra. O parceiro rural, em seguida, ou quando tecnicamente for possível, planta uma muda de árvore - preferencialmente frutífera, em sua propriedade ou em áreas comunitárias.

CUSTOS GERAIS
Para isso, o participante deve comprar 8 baldes se preferir deixar quatro na Veracidade, ou comprar 4 se preferir ele mesmo levar na propriedade rural parceira. O custo dos baldes fica em torno de 4 reais cada (em maio/2015), se comprados em lotes. Se o participante gostar de pomares e reflorestamentos, ele mesmo(a) pode plantar a(s) muda(s) que, para este caso, o proprietário rural deve preparar ferramentas, mudas e estacas de proteção. O custo de participação no PROJETO "DEJETOS HUMANOS E PLANTIO DE ÁRVORES" pode ser inferior ao custo da água gasta em descargas convencionais.

URINA TAMBÉM
Opcionalmente, para aperfeiçoar, o participante pode também coletar a urina dos residentes da casa e, da mesma forma, enviar à Veracidade ou diretamente nos locais rurais combinados.

TAMBÉM HÁ MODELOS DE COLETORES SOFISTICADOS
Os modelos práticos dos coletores que atendem aos vários gostos e necessidades, e os seus detalhes, devem ser propostos e desenvolvidos pelos ativistas da Veracidade. Há modelos sofisticados, com suportes artísticos, exaustor e porções de mistura aromatizada de serragem fina com cinza de madeira.

CUSTOS DO TRANSPORTE
O custo do transporte da Veracidade para a área rural - caso o participante opte por deixar na Veracidade - provavelmente fique em RS2,00 por balde, pagos como frete a um terceiro, (ou R$0.50 para o parceiro rural, caso ele mesmo vá buscar pelo menos 15 baldes). Se este custo não puder ser absorvido inicialmente pelo parceiro rural, então o participante no projeto deve pagar e, opcionalmente, poderá no futuro receber descontos na compra de frutas do parceiro/produtor rural, ou ter outro benefício opcional.

ASPECTOS SANITÁRIOS
A disseminação de vermes intestinais e de bactérias patogênicas parece ser zero, atendendo às exigências sanitárias da lei ambiental referente.

VANTAGENS
Desta forma, o participante estará ECONOMIZANDO MUITA ÁGUA, RECICLANDO MATÉRIA ORGÂNICA ALIMENTAR, CONTRIBUINDO ECONOMICAMENTE COM OS PRODUTORES RURAIS E PLANTANDO MUITAS ÁRVORES !!
 
Luiz, 29 de abril/2015

Obs : Os detalhes técnicos e opções de operacionalização podem ser posteriormente publicados abaixo, como comentário, tanto pelo editor, como por você, preenchendo o campo de comentário. Sites de pesquisa podem subsidiar o aperfeiçoamento deste projeto. 


Participe do Grupo Ambiente Ecológico, comente e ajude a aperfeiçoar este projeto !!






HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)