sexta-feira, 19 de novembro de 2010

VALORAÇÃO DOS CUSTOS AMBIENTAIS - Valores monetários - Quem paga a conta ? - Agregados a alimentos, utensílios, bens e energias - A indústria e o comércio ou os consumidores ? - Os países ricos ou os países pobres ? - Trecho do curso "Reconstruindo Nosso Planeta".

QUEM PAGA A CONTA DOS CUSTOS AMBIENTAIS ?

A idéia de reavaliar nos remete a outros conceitos: replanejar, retornar, reconduzir e vários outros. No entanto, um deles se evidencia—é o conceito de “valoração”. Valores monetários de custos ambientais precisam ser—mesmo com dificuldades—agregados a todos os alimentos, utensílios e bens produzidos pela indústria, além das transformações no espaço geofísico promovidas pela ação antrópica. Subjacente à produção industrial e às interferências nos espaços físicos, ainda reside o problema da apropriação das fontes de recursos e energias e suas aplicações, cujos custos ambientais devem ser embutidos nos produtos finais das indústrias. E para complicar, existem os custos ambientais de armazenamento, transporte, distribuição e comércio. Estes valores monetários de custos ambientais devem ser inteligentemente aplicados em sanar os danos provocados ao ambiente e à natureza, pois, de outra forma, do que adianta crescer economicamente, se este crescimento implica em destruição dos recursos essenciais à vida dos seres humanos? (e logicamente das outras forma de vida). A que nível mirabolante irá esta conta?

Quem deverá pagar o que não se pagou até hoje?...Os países economicamente ricos? Os países pobres?...As classes ricas? As classes economicamente pobres? ...E os custos que virão, maiores ainda, podemos deixar que os povos das gerações futuras paguem? (se deixarmos existir futuro para eles). Eis uma premente, enorme e polêmica questão!

Luiz A. V. Spinola, set/2006
Reeditado na forma de "Página" em 15/08/2008
Publicado novamente no Ambiente Ecológico - blog em 19/nov/2010

Direitos Autorais Reservados.

Permitida a reprodução somente em sites ou outros meios de comunicação sem fins lucrativos, pessoais ou corporativos, desde que cite a autoria e ofereça um link de direcionamento. Para sites que visam lucro, direta ou indiretamente, ou outros meios de comunicação, entrar em contato com o autor : 
luizavspinola Arrouba gmail.com (por favor, não inserir este email em listas) 

UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES SERÁ IMPLEMENTADA PARA SUBSIDIAR A OFICIALIZAÇÃO DA “ASSOCIAÇÃO INFOERA DE LEITORES E ESCRITORES PARA UM MUNDO MELHOR” E PARA VIABILIZAR A CONCRETIZAÇÃO DE FUTUROS PROJETOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS.

CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE : Em um site de pesquisa, digite : “Lista Grupos-Ambiente”.


CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE !!

COMO LEITOR OU ESCRITOR, COLABORE PARA UM MUNDO MELHOR E QUE POSSA SER SALVO !!!!


PARTICIPE !!.... RECEBA E ENVIE ARTIGOS !!


CONTRIBUA PARA A MELHORIA E A CONTINUIDADE DOS
GRUPOS-AMBIENTE !!
 
"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
 
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
 
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)






Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)