quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O FIM DE UM TERÇO DAS ESPÉCIES VIVAS ? - O fim das baleias ? - Texto preocupante da AVAAZ que clama por mobilização mundial em prol de salvar milhares de espécies da extinção - 193 países no Japão para enfrentarem esta crise - A convenção já passou, mas o assunto permanece e é vital para a sobrevivência !! - Dois ambientalistas comentam o texto


O fim de um terço das baleias?....e de um terço dos seres vivos ?


Do grupo AVAAZ :
Caros amigos



Um terço de todos os animais e plantas sofrem risco de extinção - baleias azuis ameaçadas, recifes de corais e muitas outras espécies. A onda de extinção causada por humanos atingiu uma velocidade não vista desde a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos atrás.

Mas existe um plano para salvá-los - um acordo global para criar, financiar e implementar áreas protegidas abrangindo 20% dos nossos mares e terras até 2020 . Agora, 193 governos estão reunidos no Japão para enfrentar esta crise. Mas sem a pressão pública, é provável que eles ficam aquém da ações ousadas necessárias para evitar o colapso dos ecossistemas de todo o mundo....

Hoje existem apenas 300 baleias francas do atlântico norte e 99% das baleias azuis já foram eliminadas. Estes majestosos gigantes estão ameaçadas de extinção e seu caso está sendo usado como exemplo repetidamente. Mas na realidade, um terço de todas as formas de vida no planeta estão à beira da extinção.

 O mundo natural está sendo esmagado pela atividade humana, poluição e exploração. Mas existe um plano para salvá-lo - um acordo mundial para criar, financiar e implementar áreas protegidas cobrindo 20% das nossas terras e mares até 2020. Agora mesmo, 193 governos estão reunidos no Japão para enfrentar esta crise....


Especialistas dizem que os políticos estão hesitantes em adotar um objetivo tão ambicioso, mas que um clamor público mundial poderá fazer a diferença, mostrando aos governantes que os olhos do mundo estão sobre eles.

Ironicamente 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. Os nossos governos já deveriam estar caminhando para "uma redução significativa da taxa atual da perda da biodiversidade". Eles falharam repetidamente, cedendo para a indústria e trocando assim a proteção das espécies por lucros limitados. Nossos animais, plantas, oceanos, florestas, solos e rios estão sufocando sob fardos imensos de super-exploração e outras pressões.

 Os seres humanos são a principal causa desta destruição. Mas podemos reverter a situação - já salvamos espécies da extinção antes. As causas do declínio da biodiversidade são vastas e salvá-la vai exigir uma guinada das promessas vagas, sem clareza de quem financia a proteção, para um plano ousado, com fiscalização rigorosa e financiamento sério. O plano de 20/20 é justamente isto: os governos serão forçados a executar programas rigorosos para garantir que 20% das nossas terras sejam protegidas até 2020, e para isso aumentar drasticamente o financiamento.

 Tem que ser agora. Em todo o mundo o quadro está cada vez mais sombrio - há apenas 3.200 tigres na natureza, os peixes dos oceanos estão se esgotando e nós estamos perdendo fontes de alimentos ricos para a monocultura. A natureza é resistente, mas temos que prover espaços seguros para ela se recuperar. É por isso que esta reunião é fundamental - é um momento decisivo para acelerar ações baseadas em compromissos claros para proteger nossos recursos naturais.

 Se os nossos governos sentirem a pressão esmagadora do público para serem corajosos nós podemos convencê-los a aderirem ao plano de 20/20 nesta reunião. Mas para isto vamos precisar que cada um de nós que está recebendo esta mensagem, faça-a ecoar até chegar na convenção no Japão....

Este ano os membros da Avaaz tiveram um papel fundamental na proteção dos elefantes, defendendo a proibição da caça às baleias, e garantindo a maior Reserva Marinha do mundo nas Ilhas Chagos. Nossa comunidade tem mostrado que podemos definir objectivos ambiciosos - e vencer. Esta campanha é a próxima etapa na batalha essencial para criar o mundo que a maioria de nós em todos os lugares querem - onde os recursos naturais e das espécies são valorizados e o nosso planeta está protegido para as futuras gerações.



Com esperança,


Alice, Iain, Emma, Ricken, Paula, Benjamin, Mia, David, Graziela, Ben, eo resto da equipe da Avaaz


Site da AVAAZ



Comentários no grupo Ambiente Ecológico - Participe das discussões ou cadastre o seu email apenas para receber atualizações !! :


Por José Pedro : 
 
Muito reflexivo o seu artigo sobre Fim das Baleias e de um terço das espécies vivas. Fico triste quando o Japão e Noruega e Dinamarca as caçam, uns para dizer que sao para pesquisas, mas sabemos que toda sua carne, barbatanas e outras partes do seus corpos vão para os mercados nacionais e internacionais.
Mas antes das baleias desaparecerem, quem irá desaparecer primeiro serão os humanos insensatos.
Os Maias desapareceram porque esgotaram seus recursos naturais, e nós agora, os Sábios e Inteligentes, que se dizem os governantes, que vaão construir Belo Monte, terão somente Barro para as turbinas. Vejam a Estiagem no Rio Negro em Manaus, no Tapajos, o troco vem de cima.
Ou do Criador ou da falta de chuvas.


Com tristeza.
José Pedro naisser.
Ecologista.




Por Sylvio :

Vocês podem decidir se vale a pena participar da defesa da
biodiversidade e do meio ambiente.
 
Lembrar sempre que somos parte do meio ambiente.
Vários seres (plantas e animais) podem estar na cadeia alimentar
do espécie Homo sapiens. Pense na consequência de fazer
desaparecer algumas dessas plantas e animais dessa linha de produção (cadeia
alimentar).

Um abraço....Sylvio


Comentários no grupo Ambiente Ecológico - Participe das discussões ou cadastre o seu email apenas para receber atualizações !! :














Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)