sexta-feira, 1 de julho de 2011

CENTRO DE ESTUDOS, DE DIVULGAÇÃO E DE EXPERIMENTAÇÕES DE ECOVILAS - Proposta de fundação - Um ambiente virtual e a oferta de um lugar físico onde simpatizantes em ecovilas podem passar uma temporada para definições e vivências - Conceituar e definir as ecovilas, no que tem em comum e em suas especificidades - Modalidades de ecovilas

Olá amigos e amigas amantes das ecovilas !!



Por meio desta mensagem coloco à opinião dos amigos alternativos esta intenção de formar um CENTRO DE ESTUDOS, DISSEMINAÇÃO E VIVÊNCIA TEMPORÁRIA DE ECOVILAS.

Como sabemos, as Ecovilas são SONHOS E REALIZAÇÕES de grupos de pessoas que buscam um mundo realmente possível, onde os princípios de preservação ambiental, de sustentabilidade e de defesa da vida sejam concretizados nas unidades participantes e em seus espaços comunitários.

No entanto, observamos que a natural necessidade de sintonia de ideais, em vários outros aspectos, é de difícil determinação e principalmente de árduo processo de implementação. Por este motivo, resolvemos - de forma similar a muitas outras iniciativas pela internet ou real - promover este Centro, que poderá ser composto e formatado por estudiosos das ecovilas, em uma somatória muito proveitosa aos que necessitam aclarar conceitos e resolver em qual tipo de ecovila deve participar.

Alguns amigos denominam o conjunto de ideais que faz todos ressonarem em uma mesma frequência, de "cola". Esta "cola" deve ser descoberta e definida, em um processo conjunto, até que os que "se afinam" continuam e concretizam a ecovila. Porém, este processo é , por vezes, complicado, não apenas pelas poucas informações a respeito de possibilidades, mas também pela dificuldade em encontrar conceitos e idéias em comum. É neste sentido que um CENTRO DE PESQUISAS EM ECOVILAS e de concentração de informações de ecovilas teorizadas - ou já experimentadas - será de enorme valia para orientar o buscador iniciante, e outros, a encontrar o que deseja, tanto a nível de optar corretamente, como a nível de ter um número maior de dados quanto as ecovilas existentes onde pretende viver.

Ofereço, por enquanto, um pequeno espaço no acampamento de um grupo de sem terras onde estou vivendo. Lá, cada família ou indivíduo recebe um "lote" provisório. Eu tenho autonomia para deixar morar em meu lote quem eu desejar. Os companheiros acampados chamam estas pessoas de "agregados".

Este incipiente e inicial espaço físico pode se tornar uma primeira ECOVILA ECLÉTICA DE TRANSIÇÃO, onde simpatizantes em ecovilas podem passar uma temporada - desde alguns dias até alguns anos - com a intenção de vivenciarem ambientes similares àqueles que pretender viver definitivamente. É como se servisse de um estágio de treino, com o fito do buscador conviver com pessoas de mentalidade semelhante e de vivenciar princípios geralmente apenas desejados ou compartilhados como idéias.

Teríamos, então, dois locais : - que pode ser o grupo Ambiente Ecológico - Ecovilas - , e outro real.
 Este espaço real tem apenas uns 600 mts quadrados, mas CABEM VÁRIAS BARRACAS, BARRACOS E CABANAS !!. Fica a uns 6 km do centro de São Carlos-SP.

É um local muito aprazível, muito próximo (a uns 100mts) de matas de cerrado, uma represa e lindas nascentes. Estamos chamando aquele local de "A Pequena Amazônia de São Carlos". Em outra oportunidade enviarei mais descrições e fotos.

São Carlos é uma cidade universitária, onde a cultura é bem fomentada.


Há algumas ONGs, como a Ramudá, a Teia e a Apasc que defendem o meio ambiente e promovem atividades sociais, culturais e ambientais. Há aqui, entre as classes mais antigas, uma tendência ao conservadorismo. É uma cidade bem tradicional. Em muitos casos, isto é bom, mas em outros, não. Como, por exemplo, estamos lutando para conscientizar a população local e os ambientalistas, além dos órgão públicos que se relacionam, a concordarem com nossa proposta de fazer daquele local um ASSENTAMENTO FLORESTAL, OU ECOLÓGICO, que até pode ser denominado de ECOVILA AGRÍCOLA DE ASSENTADOS.

O fato desta proposta estar baseada em um local de sem terras é inusitada e traz à tona uma questão muito pertinente aos dias atuais : os pobres também merecem ter suas ecovilas !! O mundo atual está
diante de crescentes problemas sociais e ambientais. Eis aí um exemplo para onde convergem estas duas questões, e delas não podemos nos furtar.

As famílias que estão acampadas - uma dúzia, talvez - estão estudando uma proposta a ser feita a órgãos e à mídia - Vocês podem se antecipar na visualização deste interessante texto digitando no Google ECOVILA
AGRÍCOLA.

Um engenheiro agrônomo amigo, que é especializado em agroecologia, já está estudando vir morar em São Carlos. Ele não vai ficar inicialmente no acampamento, ou no CENTRO DE VIVÊNCIAS PROVISÓRIAS DE ECOVILAS, mas estará conosco !!


VENHA VOCÊ TAMBÉM !!


Não posso me comprometer a muito, mas o máximo farei para ajudar qualquer amigo ou amiga, com suas famílias, que queiram vir para a cidade ou para o ACAMPAMENTO. Teremos muitas opções e modalidades a testar, incluindo a forma comunitária de ECONOMIA COMPARTILHADA
( digitar no Google ).

FUTURAMENTE, QUANDO SAIR A QUARDIANIA DEFINITIVA, O LOTE TERÁ UM A TRÊS ALQUEIRES, quando, então, ele será dedicado a UMA ONG para oficialmente administrar nossas atividades !!

Podemos iniciar a conceituação das Sociovilas ( ou sócio-vilas ), bem como uma primeira experimentação. Tentaremos conscientizar pessoas por todo o mundo a disporem suas energias, recursos e talentos para a disseminação e implementação das mais variadas formas e modalidades de ecovilas e SÓCIO-VILAS, UM A ESPERANÇA DE SALVAÇÃO PARA ESTE MUNDO EM TRÁGICA TRANSFORMAÇÃO.


Vamos moldando estas idéias em conjunto !! COMPARTILHE SUGESTÕES !!


FAÇA COMENTÁRIOS !!....JUNTOS !!.... DE MÃOS DADAS !!





Podem escrever para o meu email : tuigobinha Arrouba yahoo.com.br ( por favor, não inserir em listas - enviar mensagens para cada grupo correspondente - ver no Google EMAILS E LISTA GRUPOS-AMBIENTE )

OU COMENTE ESTA MENSAGEM !!



Em ressonância....Um Grande Abraço,



Luiz A. V. Spinola....JULHO/2011










Grupo Ambiente Ecológico - Ecovilas
http://groups.google.com/group/ambienteecologico-ecov



HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !!
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/hall-de-entrada-dos-grupos-ambiente-em_16.html
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores



HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE - VISITE e COMENTE !!
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/hall-de-entrada-dos-blogs-ambiente.html
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !!




LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/lista-atualizada-dos-grupos-ambiente-em.html
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
http://ambienteprevisoes.blogspot.com
PESQUISA QUE ESTUDA O MAGNETISMO SOLAR E SUA INFLUÊNCIA NO TEMPO, NOS ABALOS SÍSMICOS E NAS ERUPÇÕES VULCÂNICAS

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Luiz . Estamos na conexão para o que precisar dentro das possibilidades!
    Abraço Fraternal!

    Kirttan

    ResponderExcluir
  2. Olá Kirttan !!

    Que bom !!

    A idéia é montarmos um banco de informações sobre as várias formas e expressões de ecovilas, não apenas das que já existem na internet, mas também das experiências mais recentes, de tal forma a facilitar ao buscador encontrar a opção mais aconselhável.

    UMA MINI-ECOVILA, inicialmente poderia ser um campo de experimentações temporárias a fornecer subsídios ao CENTRO DE ESTUDOS E DIVULGAÇÃO.

    Desde fevereiro do ano passado estou envolvido mais em causas sociais relacionadas ao direito de moradia, ao direito comunitário de espaços verdes e ao direito à terra. Há 6 meses estou acampado com um pequeno grupo de 40 famílias que requerem uma área da prefeitura de São Carlos, que é uma APREM situada dentro de uma APA. Seria realmente uma tarefa difícil assentar famílias com pouca consciência ambiental próximas de nascentes e de matas primárias ou em reconstituição. Creio que as dificuldades não devam impedir a implementação de um belo projeto.

    As maiores dificuldades seriam a derrubada de resistências reacionárias de alguns setores da sociedade local e a educação ambiental necessária àquelas famílias. Um desafio muito grande do qual a sociedade e a prefeitura desta cidade (e creio, de outras cidades diante de questões similares !!) não devem se esquivar. No entanto, tentarei até o fim !!

    Pelo motivo acima, é que aflorou a idéia de convidar amigos ecologistas e similares para experimentarem a aventura de uma vida rude (porém, gratificante !!), com participação neste processo de aumentar o grau de consciência das famílias e principalmente serem participantes do futuro assentamento, provavelmente da modalidade "florestal".

    Oferecer uma possibilidade de "ecovilistas" de menor poder aquisitivo(é o meu caso !!) - mas não necessáriamente, ou seja, podem ter bom poder aquisitivo - de conseguirem um empréstimo social para aquisição de terra através do INCRA, parece-me algo inédito, visto a indevida, porém compreensiva tendência da sociedade brasileira de rejeitar as reinvindicações dos vários movimentos sem-terra.

    ESTAMOS NA ERA DO RECONHECIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS E DA DERROCADA DAS INSTITUIÇÕES QUE FRACASSADAMENTE TENTAM A PERMANÊNCIA DA EXPLORAÇÃO E A DISSEMINAÇÃO DE PRECONCEITOS.

    A NOSSA MAIOR ARMA, AGORA, É O CONHECIMENTO !!

    Um abração ressonante, Kirttan....e a todos os amigos e amigas !!

    Luiz
    Você pode vir morar no acampamento, morar em São Carlos, vir visitar-nos, concentrar arquivos para a montagem do banco de informações, escrever e compartilhar suas experiências com as ecovilas, estimular amigos e amigas a escreverem suas idéias e vivências, e certamente muito mais....!!

    Conta para mim e para os participantes do grupo Ambiente Ecológico - Ecovilas como está sua situação atual em relação a este assunto !!
    http://groups.google.com/group/ambienteecologico-ecov

    Um abração ressonante, Kirttan !!

    Luiz

    ResponderExcluir
  3. O fazer com consciência e necessidade. Nem todos que necessitam têm consciência; e muita vêz, os que têm consciência não vêem necessidade.

    ResponderExcluir


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)