sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O PIOR VÍCIO DA CIVILIZAÇÃO - Dos seres humanos - É o consumo excessivo de produtos industrializados - Não apenas o consumismo, mas todo consumo de facilidades tecnológicas - Necessidade do princípio da auto-produção - Não apenas o consumismo e a compulsão por compras - Há mais de 50 anos a humanidade atingiu o grau da insustentabilidade - É necessário desacelerar o crescimento econômico, parar, retroagir e ter a possibilidade de voltar a crescer de forma sustentável - Se este não for o caminho, a humanidade estará fadada à degradação e à sua possível auto-extinção.




Tenta-se reutilizar produtos industrializados em pesquisas
e em projetos aparentemente louváveis, porém são meramente
soluções amenizantes que não podem ser considerados
"sustentáveis".
O PIOR VÍCIO DA CIVILIZAÇÃO


O DISTANCIAMENTO DA NATUREZA
O pior dos vícios entre os homens é a dependência dos produtos industrializados. Nos dias atuais, o excesso de consumo está destruindo as qualidades que interligam os seres humanos à natureza, além de estar colocando em extremo risco a sobrevivência dos próprios humanos e a de todos os seres vivos.


O VÍCIO MAIS DEGRADANTE
Que vício mais degradante e destruidor é este que mata não apenas indivíduos, mas a raça humana como um todo....

A DESTRUIÇÃO DOS INSTINTOS NATURAIS POSITIVOS
A destruição não é apenas física e biológica. É, antes de mais nada, uma capciosa obliteração dos instintos naturais positivos que possibilitam uma completa reintegração dos seres humanos com todas as formas de vida e o consequente equilíbrio sistêmico dos meios ecológicos.

Esta obliteração dos instintos naturais positivos - como por exemplo, a perda do prazer gustativo das frutas silvestres -, já está em pleno curso, conduzindo, juntamente com outras perdas, a uma inevitável impossibilidade dos seres humanos conviverem harmoniosamente com os outros seres e com os "seus meios-ambiente". A total sustentabilidade seria (e está sendo !!) impossível nesta situação de desagregação.


OS SERES HUMANOS TORNAM-SE EGOÍSTAS
Outra destruição que o excesso de consumo de produtos industrializados provoca é a nível ético-social. Humanos dependentes de mais e mais novidades tecnológicas tendem a criar uma ética apropriante que justifique o aumento de suas entradas monetárias. É por esta razão que, destarte todos os reclames por mais justiça social, as pessoas querem empregos mais rendosos e atividades comerciais e industriais que lhes tragam mais lucros. O resultado só pode ser um maior distanciamento entre classes mais ricas e classes mais pobres. Esta não é uma perda social lastimável, promovida pelo pior dos vícios da civilização....

O FOGO DO EXCESSO DE CIVILIZAÇÃO

O fundador da Fé Bahái - Bahá-u-lháh - previu há mais de cento e cinquenta anos : (em palavras similares) "Em breve os homens serão consumidos pelo fogo abrasador do excesso de civilização". Nada mais lógico e compreensível nos dias de hoje, porém de dificílima percepção nos meados do século XIX, quando as bases da ciência atual ainda estavam em seu berço e a utilização dos produtos advindos da nascente indústria manufatureira ainda não tinha alcançado o patamar da insustentabilidade.

O CONSUMO EM TEMPOS DE INSUSTENTABILIDADE

O pior dos vícios não é o açúcar, não é o tabaco, não são as bebidas alcoólicas e nem mesmo as drogas. O pior dos vícios é o consumo desenfreado das facilidades tecnológicas, que destrói os instintos naturais positivos, destrói o senso da verdadeira justiça social, destrói a integridade e a liberdade humanas(que faz das pessoas bonecos facilmente manipuláveis). Não somente o consumismo e a compulsão, mas o próprio consumo em tempos de insustentabilidade destrói, finalmente, - ou tem a potencialidade de destruir - a própria raça humana e, quem sabe, a de todos os seres vivos.


Luiz A. V. Spinola - agosto-2012 


Por favor, se copiar ou reproduzir o texto acima, cite a autoria e a seguinte frase de divulgação
DIGITE NA PESQUISA GOOGLE "CONHECER OS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE"


Leia mais !!


"HUMANIDADE EM TRANSFORMAÇÃO"

"VALORAÇÃO DOS CUSTOS AMBIENTAIS"



Leia artigos similares procurando nos MARCADORES do

Ambiente Ecológico - blog 
e do
Ambiente Social - blog



HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/hall-de-entrada-dos-grupos-ambiente-em_16.html
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/hall-de-entrada-dos-blogs-ambiente.html
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/lista-atualizada-dos-grupos-ambiente-em.html
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!




AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
http://ambienteprevisoes.blogspot.com
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
http://ambientein

foera.blogspot.com/2010/10/pagina-de-contribuicoes-transparentes.html
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com seus colaboradores e projetos.
Desta forma você também ajuda a CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2011/10/contato-como-se-comunicar-com-os.html
Email, endereço, telefones atualizados 

 

Um comentário:

  1. Consumo alienado. Descarte alienado.
    "Fogo abrasador de excesso de civilização"? Sei não. Mas se são palavras de mestre eu respeito. Sei que fogo consome e transforma.
    A civilização se assemelha a uma máquina que consome muita MUITA energia.

    ResponderExcluir


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)