sábado, 14 de setembro de 2013

MORAR EM ECOVILA - Dois convites para você morar ou ajudar na formação de duas ecovilas - Uma de transição, no interior da Bahia e outra, uma mini-ecovila social junto aos sem-terra, em São Carlos-SP - Outras ecovilas, de outras naturezas, no futuro - Centro de Estudos e Divulgação de Ecovilas - Morar um certo tempo em ecovila - Conhecer ecovilas - Conhecer o interior da Bahia - Conhecer os sem-terra - Modalidades de ecovilas - Ecovilas em formação - Ecovila que admite novos moradores - Ecovilas segmentadas - Procuro ecovila para morar - Modelos para uma Nova Humanidade

                                                                                                                                              
Grupo-Ambiente relacionado Grupo Ambiente Ecológico - Visite e Participe !!
E o Grupo/Fórum Ambiente Ecológico - Ecovilas

Olá !!

Criei esta página editável para conter informações atualizadas sobre dois convites :

A casinha de quatro cômodos foi construída
com tijolos queimados antes dos anos 50,

no interior da Bahia.
As flores amarelas são da quatro-patacas, um
arbusto silvestre cuja raiz é medicinal.
O menino Deuzimar, que amansou o bezerro,
já está rapazinho. As árvores já estão
grandes em 2013. 

Um, para você conhecer e passar quanto tempo quiser em uma chácara simples, na área rural e próxima de Lagoa Real-BA, com dez famílias de confiança e amigáveis por perto : neste lugar, vamos fundar uma Ecovila de Transição no início de dezembro/2013.

O outro é vir lutar comigo, junto aos sem-terra e o Incra, para conseguirmos um ou mais lotes definitivos, nos quais, futuramente, construiremos uma Ecovila Social, Ecovilas Segmentadas e um Centro de Estudos, Divulgação e Experimentação de Ecovilas. O acampamento fica 9 km distante do centro de São Carlos-SP. Mais informações, abaixo.

Você também pode apoiar sugerindo melhorias e dando ideias, bem como contribuir financeiramente para este projeto(especifique).
Ver Contato e Contribuições Transparentes
Após 30/set/2013, você também pode entrar em contato participando do  Grupo/Fórum Ambiente Ecológico - Ecovilas, além de acompanhar as novas atividades dos dois projetos, notícias e compartilhar vivências e links sobre ecovilas. Faça login com sua conta do Google para aparecer a opção de participar.


Algumas atualizações sobre os dois projetos abaixo até 30/set/2013 :
-Recebemos uma contribuição para a compra de ferramentas básicas, 150,00, de um casal de amigos de Itapecerica de Minas.
-Uma segunda contribuição foi prometida.
-Nos dias 28 e 29/09, faremos mutirão, com 6 amigos confirmados, para o início da construção do primeiro cômodo em bio-construção, talvez um cob, aqui no acampamento, na mini-ecovila.
-13 pessoas estão perguntando sobre os projetos.
-4 pessoas já confirmaram vinda para conhecerem o acampamento em São Carlos no início de outubro.
-Uma pessoa confirmou sua ida a Bahia para "transitar" por alguns dias e dar os primeiros passos na construção da Ecovila de Transição.
-Hoje(24), os coordenadores do acampamento aceitaram a estratégia de enviar documento a vários órgãos e à mídia. Esta estratégia aumentará as possibilidades das famílias do acampamento serem assentadas logo.
-Hoje(26), graças também ao documento apresentado ao Incra, o superintendente de São Paulo veio a São Carlos propor  ao prefeito que seja realizado na fazenda da prefeitura um assentamento na modalidade sustentável ou florestal !!
- Amanhã, em 1 de outubro, ocorrerão importantes operações na fazenda ocupada. A principal é o Incra estar presente e ver que estamos plantando para provarmos que gostamos e merecemos a terra.
A partir de 1 de outubro, as novas atualizações estarão presentes no Grupo/Fórum Ambiente Ecológico - Ecovilas. Participe para acompanhar, trocar experiências e conhecimentos, ou entrar em contato !! Para aparecer a opção de participar, antes faça login com sua conta do Google.


Ecovila de transição, no interior da Bahia - região centro, próximo a Caetité, Brumado e Livramento.

Tenho 5 hectares no município de Livramento de Nossa Senhora, a 8 km da cidade de Lagoa Real-BA, que estou doando para formarmos uma ecovila de transição, inicialmente. É ideal para amigos e amigas ecovileiros(as) que desejam conhecer o interior da Bahia, rico em sua cultura e costumes, de um povo amigo e aberto a inovações.

Potencialidades do lugar e da região
Projetos, por exemplo, culturais, de reflorestamento, de educação ambiental, de formas alternativas de agricultura são muito bem recebidos até mesmo pelas prefeituras. Alguns podem optar viver com simplicidade na área rural, em casinhas feitas com materiais do local, aprendendo com os moradores técnicas antigas de construção, de plantio e de pastoreio. Se o princípio for a auto-produção, a frugalidade e a moderação no uso dos recursos tecnológicos, é possível viver muito bem com uns 200,00 por mês.

Descrição
Este canteiro é uma das primeiras experiências
com a hermeticultura, que iniciei lá na beira do
rio, em 2007. Observe as pedras do rio que
seguram as tiras de plástico. Há uma reprezinha
nos fundos da casinha, onde a água da chuva
faz, quase todos os anos, uma lagoa
comprida de uns 200 metros e dura vários meses.

À noite, milhares de sapos coaxam uma algaravia
incrível !!
Veja mais fotos da Caroba e de Lagoa Real aqui.
Morei lá por quase sete anos - a localidade rural se chama Caroba. É uma antiga fazenda onde meu pai nasceu. Em sinal de resgate e reconhecimento de parentesco, primos de terceiro grau me deram uma casinha entre eles (moram em 10 casas distanciadas de 200mts, aprox.), em um terreno de 10.000 m2, na beira do rio intermitente São João. E, em outro local que precisa ser determinado, mais 5 hectares (podemos escolher um lugar de matas nativas !!). A casinha e o terreno menor poderão ser compartilhados inicialmente com uma possível sede de encontros da minha família.

Região de seca, mas não muito
Lá é semi-árido, porém não de seca extrema, se bem que ultimamente todo o nordeste está sentindo aumentarem os períodos de seca. Os dois primos mais velhos, ainda vivos, declaram que nunca o rio ficou mais de 4 anos sem correr água. E já fazem oito anos que não se vê mais os redemoinhos das águas turbulentas e os peixes vindos do lado do litoral pularem aos milhares na cachoeira da antiga represa construída por escravos no século XIX. As prefeituras tem feito esforços para recomporem as matas ciliares com a implementação de alguns projetos. Mesmo assim, o leito seco do rio, ladeado eventualmente por jatobazeiros e outras árvores frondosas, é um lindo e intrigante local de passeios, com bancos de areia, restos de madeira centenares, pedras interessantes  e rochas escarvadas pelas correntezas de tempos idos.

Água doce e água "saloba"
Mas não é tão ruim, assim, em relação à água : quase todas as casas tem cisternas de água da chuva de 16.000 litros e há um poço artesiano para outros usos da água (pois é "saloba"). Os moradores também fazem tanques e poços. Podemos aperfeiçoar sistemas de coleta e reserva de água, além de métodos alternativos de dessalinizadores. 

Celular, internet e transporte
Há também energia elétrica e telefone celular da TIM. O transporte para Lagoa Real é relativamente fácil. Na cidade de 6.000 habitantes (o município deve ter uns 15.000, morando a maioria na área rural) há um centro público com mais de 20 computadores, uma Lan-House e possibilidade de acesso à internet em escolas e outros locais públicos. Podemos, posteriormente, alugar uma casa na cidade por uns 100,00. A torre da TIM deve possibilitar internet, mas na Caroba seria necessário uma antena externa de alto ganho e um modem.
Todos lá dão carona, tem bicicleta, animais e o ônibus escolar que também transporta adultos gratuitamente. Aos sábados, que é dia de feira, passa um ônibus na Caroba, cuja passagem deve estar entre dois a três reais.

As verdes belezas do interior da Bahia
A caatinga de lá é rica em espécies nativas, como os umbuzeiros, as cagaitas, as imburanas (de madeira leve e durável, própria para escultura, etc....), as baraúnas, os jatobazeiros, os juazeiros, a catinga de porco (que produz um óleo aromático similar ao do pinho e o do eucalipto), a alfavaca do mato, o cravo (com aroma igualzinho ao cravo da índia, podendo se aproveitar toda a planta), o coco licuri, o coaçu (a uva do sertão, que dá um vinho delicioso) e muitas outras.

Pássaros e animais
Há bandos de pássaros no início das chuvas. Infelizmente, não se vê mais animais como antigamente (tinha até emas), mas encontram-se ainda macacos "suims" e lagartos grandes. Ainda há algumas espécies de abelhas nativas, indígenas. Há muitas maravilhas por lá que clamam urgentemente por proteção, pois, infelizmente, o povo demora a tomar consciência e a voracidade de alguns proprietários rurais destrói até matas ciliares. No entanto, está melhorando e seria um campo fértil para se trabalhar com o resgate das tradições antigas, que não estão muito distantes, como por exemplo, as técnicas de se fazer casas de "adobão", o costume de se trabalhar em mutirão e as festas tradicionais de São João e da folia de reis. Todos os moradores de lá plantam e tem criações. Nos últimos anos eles tem perdido muitas safras. Temos de descobrir técnicas de economia de água, de variedades mais resistentes, de opções para outras formas, como a agro-floresta de umbu e outras árvores frutíferas do semi-árido.

Produção de vídeo, cultura e turismo
Quem gostar de produção de vídeo e documentários culturais, lá também é um palco riquíssimo, expresso todo ano na festa da vaquejada, no primeiro final de semana de junho, além dos costumes e outras tradições da região. Um lugar perto, por nome de "Gerais", é um oásis no meio do sertão : tem até pequi e gabiroba, plantas do campo aqui da região sudeste. Há engenhos de rapadura, "tijolo" e pinga. É que os Gerais ficam em um planalto (ou chapada). A chapada Diamantina também fica perto, a uns 80 km, iniciando no velho município de Rio de Contas (região turística). Na feira de Lagoa Real, aos sábados, vendem-se de tudo, até vassouras feitas de palha de coco e panelas de barro.

Vamos pra lá em dezembro ? - Contato
No início de dezembro, vou pra lá com dois objetivos : este, de iniciar uma ecovila e outro : encontrar com alguns parentes que estudam a história da família. O encontro da família vai ser na primeira semana de dezembro/2013, mas quem for pra lá para ajudar nos primeiros passos da construção da ecovila de transição, pode ir no início de dezembro e voltar lá pelo dia 20. Quem desejar ficar lá por mais tempo, pode, e seria muito bom. Podem me ligar !! Os telefones e o email estão no rodapé, em "contato".

Roteiros e custos da viagem
Roteiros e custos de passagem, depende de onde for a partida. Por exemplo, de São Carlos, no interior de São Paulo, gasta-se aproximadamente 450,00 para a ida e a volta, em ônibus de "turismo" (mas são seguros!!) e uns 40% a mais em ônibus normais. Para a estadia lá, creio que o custo diário de alimentação seria em torno de 5,00 por dia. A gente cozinha em fogão à lenha na casinha rebocada à mão, por dentro, com barro cinza-claro. Os umbuzeiros estarão em plena carga, madurinhos !! Além de chupar e fazer suco, podemos fazer doce e trazer. Quem sabe, este ano a água do rio vai correr !!

Vamos juntos no início de dezembro passar uns dias por lá ?!!....Quem quiser ir de mala e cuia, já pode ficar morando, pois a casinha está desocupada !!


Ecovila Social, Outras e Centro de Estudos e Divulgação de Ecovilas em São Carlos-SP

Plano geral
Olhem que coincidência : há dias venho plasmando esta ideia de convocar amigas(os) para também construirmos inicialmente uma Mini-Ecovila e futuramente uma Ecovila Social e outras, aqui perto de São Carlos, onde moro em um acampamento há 3 anos e, ontem, o meu pequeno grupo de 30 famílias, e um outro de 10, resolveram ocupar novamente uma fazenda da prefeitura, de aproximadamente 350 hectares, perto daqui. A nossa chance com esta fazenda não é muito grande, pois é rica em biodiversidade e lá nascem alguns braços de um córrego de águas cristalinas. Achamos que somente será possível se for um
A maioria das galinhas que ajudo a criar
 são da vizinha. Estas duas frangas são as "Tiutiururu".
Criei-as dentro do barraco desde pintainhas
de dois dias, pois a sua mãe e irmãzinhas
 morreram em uma tempestade.
Quando mais novas, vinham me visitar e
às vezes ficavam em cima da cama. Eu deixava
só um pouquinho !!
assentamento agro-ecológico ou florestal. Estamos lutando por isto, e seria muito bom que amigos e amigas alternativos se engajassem nesta luta. Assim, além de sair o meu lote (geralmente, em torno de 4 hectares), sairia também mais lotes em nome de outros. Então, a nossa futura Ecovila Social poderá ser maior e podemos criar tantas ecovilas diversas quantos lotes saírem. Vai ter "cola" pra todo mundo : para os alternativos culturais, os vegetarianos, os vegans, os místicos, os espiritualistas, os libertários, os mais filosóficos, etc.... !! Os grupos de sem-terra estão lutando para conseguirem que o assentamento fique o mais perto possível de São Carlos. Também, sozinho, não é muito fácil. É necessário manter presença, plantar e criar e, se em grupo, as possibilidades aumentam.


O acampamento e o assentamento onde tudo vai começar
O acampamento onde moro já é uma pequena vila, pois o Incra está demorando a nos direcionar terra. Já tem energia elétrica e água de um mini-artesiano que fizemos. Este acampamento mais velho fica na futura área comunitária de um assentamento já existente à nossa volta, onde estão de radicando 82 famílias. Está acontecendo neste assentamento um curso de olericultura orgânica e outro de produção orgânica de tomate. Um grupo de assentados está montando uma cooperativa de plantio de cana e fabricação caseira de rapadura e açúcar mascavo, além de hortas orgânicas. Os alunos da Usp estão construindo uma casa ecológica no lote do Gilson e da Meiry, um casal de cabeça feita !! Há muitas possibilidades de projetos por aqui : rádio livre FM, hermeticultura, bio-construção, permacultura, agro-floresta, etc, além dos culturais, artesanais e artísticos, tanto com as famílias de acampados, como com as dos assentados, e também na cidade, com a Veracidade, o Fora do Eixo, a Ramudá e outras associações e coletivos.
Pensei que os canteiros hermetizados
 fossem imunes a formigas.
E são, mas não se pode deixar
nenhuma frestinha. Principalmente
no período sem chuvas, elas
ficam vorazes por folhas verdes.
Este canteiro é de almeirão, e nele
está "chovendo" o dia todo !!
Uma das atividades produtivas
 garantidas aqui no acampamento :
 produzir mudas diversas, produzir
brotos comestíveis e verduras orgânicas.
 Todas utilizando as técnicas da
hermeticultura !!
Um projeto remunerado nas escolas
já está praticamente contratado.
Um manual também precisa
ser redigido e editado.


Há uma ocupação aqui perto, mas você, se não quiser ou não puder, não precisa participar
Hoje cedo fui marcar o meu lote da ocupação : uns 10.000m2, próximos do encontro de dois córregos de águas cristalinas que nascem bem perto. De um lado, um pequeno eucaliptal com bastante madeira que podemos usar e, do outro, uma mata nativa com várias frutas desconhecidas, além de gabiroba, araçá, etc....

Não precisa ter receios !!
A ocupação é estratégica e pode não demorar muito: visa pressionar os órgãos relacionados para que acelerem o processo da reforma agrária. Um dia sai terra pra gente, pois no acampamento mais velho onde moro, que fica nas proximidades de uma estrada, a terra é do governo federal e ele não vai pedir reintegração de posse sem nos assentar.

Vida simples, dinâmica e coragem
Mas pra aceitar este convite, você precisa ser simples, até um pouco rude e ser corajoso(a). Gosto muito daqui. O meu lote no acampamento de 3 anos é até grande pra mim. Tem uns 500m2(aumentado para 800m2 em 28/09) e o barraco fica sombreado por eucaliptos. Há espaço para mais uns três ou quatro pequenos barracos, ou  cômodos de bio-construção simples, pois aqui tudo é passageiro, como a nossa vida, dinâmica e aparentemente caótica em seus constantes movimentos. Dois lotes vizinhos estão sem utilização por enquanto, a não ser para os bichos e as aves !!

Níveis de compartilhamento
Vamos resolvendo como será a forma de nossa organização : se com economia isolada, apoio mútuo e participação conjunta em alguns projetos ou se com economia compartilhada. Há os prós e os contras, conforme nossas expectativas e possibilidades, bem como a natureza do espaço e o seu momento. Podemos escolher as duas coisas : uns mantem maior privacidade, inclusive em relação à parte financeira, e outros se aproximam mais, como uma família mais achegada.
Um dia desses, teve uma reunião aqui
em nossa sala ao ar livre para tratar das
Rádios Livres !! Improvisei um espaço
com 20 lugares para sentar, com sacos,
caixotes, sofá usado, tocos....e uma
assadeira a lenha no centro. A noite
estava fria, então fizemos quentão,
pipoca e assamos batatas !!
Devemos criar ambientes para todos !!


Respeitar o momento de cada um
Se você deseja viver de maneira simples e mais próximo à natureza, mas ainda não está bem preparado, ou se tiver receios de iniciar esta jornada junto a famílias de sem-terra, então é necessário respeitar o processo. Cada um passa pelo seu. Neste caso, podemos ajudá-lo(a) a se estabelecer na cidade e você vai construindo o seu espacinho aqui, aos poucos, e participando em atividades sempre que puder.

Como é aqui no acampamento
Eu e a vizinha, temos seis cachorros, um gato, dois casais de periquitos australianos, um marreco, uma pata, uma porquinha e um bando de galinhas. Deve ter umas seis com pintinhos. A maioria dos bichos são da vizinha e grande amiga, a Cleide. Ela é mateira, catadora de reciclagem e pescadora. Não como carnes há 23 anos, e não faz muito sentido criar galinhas, mas a maioria delas são da Cleide e as considero companheiras e aves de estimação. Se for adequado, a maioria das galinhas pode ser isolada com uma cerca. Lá fora, próximo aos eucaliptos, estou desenvolvendo os canteiros hermetizados, que serão motivo de projeto em quatro escolas. Em alguns tocos altos de eucalipto, planto pés de couve e almeirão japonês dentro de sacos de ração,
Olha que dia bonito na frente do barraco. Aqui pode
ser uma mini-ecovila temporária !! Quanto

mais simples for a sua forma de viver, mais
você estará contribuindo para a sustentabilidade !!
adotando a técnica da organoponia. Debaixo dos eucaliptos, também faço mudas de árvores, a maioria frutíferas. Há uma rede, uma pequena cozinha com fogão a lenha, uma caixa d'água e o meu barraco. Preciso protegê-lo da possível queda de eucaliptos, com mais cordas. A uns 100 metros começa uma mata de 20 alqueires que é a reserva florestal do assentamento. Tem bichos por lá e muitas plantas silvestres interessantes. 


A ocupação na fazenda da prefeitura
A ocupação na fazenda da prefeitura fica a uns 1500 metros daqui. Vamos continuar morando aqui e mantendo barraquinhos e plantios lá na ocupação. É um lugar lindo !!
Mas você não precisa participar nas atividades da ocupação, se não quiser.

Ongs parceiras e possibilidades de se ganhar dinheiro
A cidade de São Carlos fica a 5 km até a periferia e 9 até o centro. Podemos atuar com os amigos das Ongs Veracidade, Ramudá, Apasc, Fora do Eixo, Teia, Serena Terra, Jatobá Terra Prana, Ecovila Tibá, dentre outras. No final desta postagem há links para você conhecer estes coletivos. Podemos plantar verduras orgânicas, normais e hermetizadas (estas são melhores!!) e vender em feiras ou fornecer para a prefeitura, produzir mudas de árvores, fazer artesanato, prestar assessoria para hortas orgânicas caseiras, propor realizar projetos diversos, montar uma mini-fábrica de sabão caseiro, etc....Não é difícil vender estes produtos na cidade, pois tenho muitos amigos por lá. Aqui mesmo, podemos criar para os assentados vizinhos, e os acampados, uma moeda solidária e um ponto de venda de todos os produtos da roça, e outros, na beira de uma estrada que passa milhares de veículos, principalmente nos finais de semana, quando vão passear no balneário do Broa (uma grande represa a 11 km daqui)

Você também pode morar na cidade
Quem mora aqui no acampamento pode trabalhar ou estudar na cidade. Quem quiser participar da futura Ecovila Social, ou de outras, e tiver que morar na cidade, por qualquer motivo, pode contribuir em atividades nos finais de semana e/ou com recursos.

Adaptações com as famílias daqui
Há pessoas aqui que não gostam de árvores, de proteção à natureza, mas já estão mudando. Logo que cheguei, querendo plantar árvores nas frentes dos barracos, quase me
Este pé de couve cultivado pela organoponia,
os canteiros hermetizados, as galinhas livres
e as formigas fazem parte de uma mesma
experiência : provar que é possível animais, insetos
 e aves conviverem com plantas cultivadas
através de uma forma especial.
pegaram (!!), mas agora já são muito amigos e já ajudam a plantar árvores nas matas ciliares das nascentes da fazenda onde ocupamos. Alguns assentados vizinhos estão se esforçando para produzirem organicamente, e outros amigos na cidade estão preparando meios para que a produção seja escoada.


Potencialidades da fazenda ocupada
Lá na fazenda da prefeitura tem muitas potencialidades : utilização de energias limpas, produção orgânica, fábricas artesanais de óleos essenciais, de compotas e outros produtos feitos com frutas silvestres, extração sustentável de raízes e plantas medicinais, etc....Queremos convencer
a prefeitura e o Incra de que lá é possível ser estabelecido um assentamento especial, ecológico, um centro de pesquisas, uma extensão dos espaços verdes nas escolas e um espaço de educação ambiental à população !!

O que será necessário para morar de imediato
Se você ou sua família vierem para dar a sua força nesta luta, acho que vão adorar !! Para a construção de um barraquinho com madeiras reutilizadas e uma lona, creio que ficaria em uns 300,00. Para a compra de tambores ou caixa de água e fios, etc...., mais uns 200,00. Ou podemos construir casinhas só com taipa, adobe ou adobão !! Pode ser barraca grande, também, as de camping.

Recursos iniciais
Caso você só tenha o dinheiro da vinda, mesmo assim, entre em contato !! A gente solicita apoio dos amigos da cidade e de outros, tanto para a compra de alguns materiais, como para participarem em mutirão. Você pode vir passar apenas uns dias, também. Assim, você conhece e tem experiências inusitadas, além de ajudar a construir um cômodo para outros que virão depois.

Transportes
Acho o transporte daqui para São Carlos(5 a 9 km) mais difícil que da Caroba para Lagoa Real-BA : pra quem não tem carro, as opções são : a pé, de bicicleta ou de ônibus, mas o ponto mais
Olha aí o Peteleco, um dos seis cachorros. Há
também a Negona, a Neguinha, o Pretão, a  Sapeca
e o Scubydoo. Eles são, além de amigos,
segurança. No entanto, em três anos, nada
de ruim aconteceu que eu soubesse que
eles teriam evitado. Aqui é bem tranquilo,
embora à vezes ocorram revezes internos !!
próximo fica a um pouco mais de um quilômetro. Porém, qualquer pequeno sacrifício vale a felicidade que é proporcionada aqui e os ganhos futuros de lotes para fundarmos outra ecovila, de natureza social !! A quietude da noite faz seus sentidos admirarem o brilho das estrelas, o lume amoroso da lua e o cantar longínquo de pássaros canoros noturnos.


Celulares e internet
As quatro operadoras de celular tem sinal aqui no acampamento e lá embaixo, na ocupação. Internet por aqui, somente em modem de operadoras. Depois de testes, uso o da Vivo, mas é meio lento. Dizem que em dezembro virá a internet 4G. Estamos dando os primeiros passos para a montagem de uma Rádio Livre interligada com outras da cidade. 

Energias alternativas e captação de água
Podemos, futuramente, desligar a água e a luz da rua (de terra!!) e instalar captadores de chuva e geradores alternativos de eletricidade.


Para você conhecer mais sobre os sem-terra :

O Direito à Terra

Preconceitos em Relação aos Sem-Terra
Mostra, também, a potencialidade, e já relativa realidade, dos assentamentos serem um modelo para as sociedades humanas


Final

Vamos somando esforços, ideias e ideais. Creio que devamos criar ambientes diferentes de ecovilas, a fim de atenderem à diversidade de gostos e de consciências. 
Uma coisa temos em comum : o amor à natureza !!

Como entrar em contato
Vamos nos falando....Podem me ligar ou me escrever para saberem mais sobre os dois convites. As formas de contato estão aqui.
Após 30/set/2013, você também pode entrar em contato participando do  Grupo/Fórum Ambiente Ecológico - Ecovilas, além de acompanhar as novas atividades dos dois projetos, notícias e compartilhar vivências e links sobre ecovilasFaça login com sua conta do Google para aparecer a opção de participar.


Você pode vir morar nos dois locais disponíveis, pode morar por perto e ir construindo o seu espaço ou ajudando em atividades, pode comentar ou sugerir melhorias e enriquecimentos, e também pode contribuir financeiramente. Para contribuir, entre em Contribuições Transparentes para saber o que fazer e depois envie um email dizendo que deseja que aquela contribuição vá exclusivamente para o projeto das ecovilas.

Como está tarde e amanhã cedo devo ir trabalhar em nosso lote(!!!!), deixo pra depois colocar links para conhecerem mais sobre o interior da Bahia e aqui, no movimento dos sem terra, em São Carlos (mas não é do MST), é independente. Adicionei os links em 18/09 :  ecovila agrícola São Carlos assentamento agro-florestal São Carlos fotos da Caroba e Lagoa Real,  uma ecológica manhã de domingo hermeticultura,  modalidades de ecovilas....

Se você ler esta mensagem depois de dezembro de 2013, entre em contato também. Podem existir planos atualizados !!

Tô esperando !!....Abração e beijos....Luiz

Email, endereço, telefones atualizados 
Após 30/set/2013, você também pode entrar em contato participando do  Grupo/Fórum Ambiente Ecológico - Ecovilas, além de acompanhar as novas atividades dos dois projetos, notícias e compartilhar vivências e links sobre ecovilasFaça login com sua conta do Google para aparecer a opção de participar.






HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados
Após 30/set/2013, você também pode entrar em contato participando do  Grupo/Fórum Ambiente Ecológico - Ecovilas, além de acompanhar as novas atividades dos dois projetos, notícias e compartilhar vivências e links sobre ecovilasFaça login com sua conta do Google para aparecer a opção de participar.


==================================================



29 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Aldrey !!

      As formas de contato estão acima, no final desta postagem, em "Contato". Há na página de Contatos "Como se comunicar com os administradores dos Grupos e Blogs-Ambiente...." os números das quatro operadoras de celular e o email.

      Nas páginas que crio, costumo sempre colocar o link, pois eventualmente um ou outro número pode mudar, então fica mais fácil e garantido editar e alterar apenas uma página.

      No momento, você pode ligar a cobrar para o número da TIM. Já estamos com 8 interessados, sendo que 3 já confirmaram vir conhecer o acampamento em São Carlos por volta do dia 10 de outubro próximo.

      Cola com a gente !! Pretendemos criar futuramente várias ecovilas, uma para cada perfil de pessoa. No início, aqui nos 500m2 do lote do acampamento, é possível criarmos uma mini-ecovila, de natureza eclética, com até quatro casinhas simples de madeira, lona ou taipa. Tem alguns amigos na cidade que já toparam vir ajudar a construir a primeira. Quem vier para visitar, ou mesmo morar desde agora, vai dormir em meu barraco por uns dias (se for homem) ou em casas/barracos de famílias assentadas aqui perto, até o término da primeira casinha. Outros podem dormir na Associação Veracidade, em São Carlos.

      Aguardo o seu contato....Abração !!....Luiz

      Excluir
  2. hola estoy interesado en tener un vivencia en ecoaldea de san pablo quisiera myores informacion coniciones obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernado !!

      Já respondi sobre seu primeiro contato em seu email.

      Além da ecovila de transição que vamos criar na Bahia, que já tem uma casinha de quatro cômodos vazia e vamos pra lá conhecer no início de dezembro/2913, a de São Carlos-SP, como você pode ter visto no longo texto acima, não está pronta. É um chamamento para virem lutar comigo junto ao movimento dos sem-terra aqui no Brasil. Veja mais algumas informações na resposta ao comentário da Aldrey.

      São Carlos fica a aproximadamente 255 km de São Paulo, praticamente no meio do estado e próxima das cidades de Rio Claro e Araraquara. É uma cidade de mais de 200 mil habitantes e tem duas universidades importantes, a Usp - Universidade de São Paulo e a Ufscar - Universidade Federal, além de outras menores particulares.

      O povo daqui tem uma tendência tradicionalista, devido à colonização prioritariamente italiana e, por este motivo, como reação, e também devido às universidades, há grupos culturais e intelectuais de pensamento mais liberal, além de vários movimentos ambientalistas e sociais, como as Ongs citadas no texto.

      Há dois pequenos assentamentos do Incra aqui. O acampamento de umas 20 famílias onde luto pelo direito constitucional à terra fica em uma área comunitária de um dos assentamentos com 82 famílias. As amigas(os) não precisam ter receios quanto a "confusões" que os sem terra possam provocar. O nosso movimento é independente e a única aparente contravenção que faz é ocupar a fazenda pública da prefeitura de São Carlos. Não são famílias perfeitas, mas são ordeiras e muito boa gente !!

      Clique em "Contato", acima, no final do texto, e me liga em uma das quatro operadoras de celular, caso você já esteja morando no Brasil, ou envie mensagem no email indicado. Se vier pra cá já preparado para ficar e não desejar ficar aqui no acampamento, posso te ajudar a se fixar na cidade ou na Ecovila Tibá, que já tem umas dez pessoas morando. Veja mais sobre estas possibilidades no texto.

      Abração, Fernando. Estamos te aguardando !!....Luiz Spinola

      Excluir
  3. hola estoy interesado en tener un vivencia en ecoaldea de san pablo quisiera myores informacion coniciones obrigado

    ResponderExcluir
  4. Ola Luiz,

    Eu lhe enviei uma mensagem no facebook, eu gostaria muito de visitar o projeto em Sao Carlos, Mas nao consigo vizualizar os telefones nem seu e-mail para contato.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sou de Santo André mas pretendo estudar agricultura na universidade federal de sao carlos, pra isso terei que ir para aí, tem como eu ficar nessa ecovila de sao carlos? Meu sonho mesmo é morar em ecovilas, por isso o curso escolhido.

    ResponderExcluir
  7. Olá Luiza !!

    Pode, sim !!....Mas veja bem no texto acima que ainda não temos aqui no acampamento uma ecovila formada. O projeto aqui para São Carlos é, no momento, um chamamento para construirmos uma mini-ecovila aqui no lote de 500m2. Todos os que se interessarem em se engajar neste projeto terão de ficar um a dois meses morando na cidade, onde encontraremos Ongs ou repúblicas de amigos onde ficar, enquanto levantamos os primeiros cômodos simples, com materiais reutilizados ou com bio-construção, aqui no acampamento. Há opções de ficar, também, dormindo bem perto, em casas de famílias amigas de assentados e vindo realizar interessantes projetos, inclusive com renda, aqui no acampamento. Quando você for estudar, se tiver carro, ficará mais fácil, pois aqui é distante da Ufscar uns 17 km. Se não tiver carro, para ir de ônibus, fica meio apertado, mas dá : tem de andar a pé ou de bicicleta 1.5 km, tomar um circular e depois outro lá no centro. Como você gosta de agricultura, temos um projeto aqui de hermeticultura nas escolas, já pré-aprovado pela prefeitura, que nos dará recursos e a sua participação nele será muito importante. Se vc quiser vir logo, entre EM CONTATO CLICANDO ACIMA, BEM NO FINAL DA POSTAGEM, em "Contato". Pode ligar, também. Estamos te esperando !!

    ResponderExcluir
  8. eu estou muito interessada em participar desse projeto, sempre quis morar num lugar assim. Não achei o contato, o tel nem o mail. Meu email é v.luhh@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Chanda e João Pedro !!

    Que bom !!

    Aqui em São Carlos, onde moro, é um chamamento para construirmos uma mini-ecovila em 500, e agora talvez 1000 metros quadrados. Estou convidando amigos(as) para se engajarem na luta dos sem terra. Hoje o superintendente do Incra de São Paulo esteve em uma cidade próxima e levamos a ele em documento muito bom, que é o primeiro passo para aumentar nossas chances de conquistar parte de uma fazenda da prefeitura para o assentamento das famílias do acampamento onde moro. Ocorre que se vierem outros para morar, com o tempo os coordenadores os admitem como cadastrados. Então, os lotes designados, quando saírem futuramente, poderão estar lado a lado e formamos uma Ecovila Social.

    Na Bahia, já tem mais estrutura, pois já tem uma casinha e 5 hectares que estou doando para formarmos uma Ecovila de Transição.

    Vou te enviar o nosso email e telefones, que também estão em "Contato", abaixo da postagem e acima dos comentários.Você deve dizer se quer ir pra Bahia ou para São Carlos. Fale mais sobre você, também. Onde mora, idade, o que mais gosta, habilidades, quando pode vir aqui para conhecer, etc....

    Já recebemos uma contribuição para a compra das ferramentas básicas. Um amigo que entende de bio-construção veio aqui hoje. Ele e outros vão iniciar a construção de um primeiro cômodo. O meu barraco, onde moro, será compartilhado como escritório coletivo. Quem estiver disposto(a) a vir morar, se tiver recursos entre 200,00 a 1000,00 é bom, pois já adianta a construção do seu espaço privativo. Se não tiver recursos, a gente consegue que durma provisoriamente em casas de famílias vizinhas, muito amigas, que estão participando de um curso de orgânica e na construção de uma casa modelo ecológica. Ou, então, quem vier pode preferir morar na cidade e estar apoiando o projeto aqui. O primeiro passo, depois de saberem mais, é virem conhecer. Se estiverem dispostos, podem vir "de mala e cuia" !!

    Vou enviar emails individuais a vcs. Vamos nos falando !!

    Um grande abraço,

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luíz,

      O que é uma ecovila de transição?
      Eu gostaria de ir de mala e cuia mesmo. Eu queria me inscrever pra conseguir esse lote e participar da ecovila. Mas não sei se dá ainda pra ir de vez. Tem como eu ir conhecer, se inscrever e ir de vez em quando, ou tenho que ficar no acampamento?

      Excluir
    2. Oi Chanda !!...Boa noite !!

      Há pouco enviei uma mensagem para o seu email. Não sei se já viu. Reenviei porque depois é que vi que precisava retirar o .com do hotmail.

      Ecovila de Transição é uma ecovila que a maioria das pessoas vão lá apenas para passarem alguns dias, algumas semanas ou alguns meses. Em princípio, poucos vão morar, mas pode desde já. Esta será a ecovila no interior da Bahia. Lá tem riquezas artísticas, também !! Alguns vão pra lá em dezembro.

      O projeto aqui em São Carlos é só projeto, pois acampamentos sem terra não tem estabilidade. Podemos sair daqui a qualquer momento, se bem que estamos "enroscados" há mais de 3 anos e, se sairmos, será para lotes definitivos do Incra, pois onde estamos é do governo federal, do próprio Incra, e ele não vai nos por na rua !! Aqui estamos dando os primeiros passos para a construção de um coletivo meio que cigano, nômade (pelo menos até sairmos), uma mini-ecovila provisória. Ocorre que podemos viver felizes, no mínimo por um certo tempo e depois continuarmos felizes em terras definitivas, pois tendo vários morando aqui, um dia sai mais que um lote (geralmente, aqui no estado de São Paulo, entre 1 a 5 alqueires). Só então criaremos as ecovilas definitivas.

      O seu dom artístico será somado ao de bio-construtores, agricultores(ras) alternativos(as), outros artistas, espiritualistas, vegetarianos, omnívoros, iogues, intelectuais/culturais, ambientalistas, ativistas sociais, etc, etc....Esta mini-ecovila será bem eclética e teremos em comum o nosso amor à vida, à natureza e a legítima luta pelo direito à terra.

      Você poderá, sim, morar na cidade e vir aqui colaborar, ou arranjamos para passar uns dias e, se quiser morar na Ecovila Tibá, de Universitários. Na Tibá, há duas opções, depois de um processo de aceitação : comprar uma cota de 50.000,00 reais ou morar no coletivo por tempo indeterminado, após processo de conhecimento recíproco e de haver vaga disponível. Lá são todos muito amigos, também, e apoiadores deste projeto. Mas, se for acostumada a certas agruras e topar vida simples, seria muito legal vc ficar na mini-ecovila, aqui no acampamento.

      Enfim, há várias situações aplicáveis à realidade de cada pessoa ou casal. Tudo é ajustável, flexível, como a teia de nossas vidas, expressa nos lindos trabalhos artísticos que vc faz !!....

      Sobre inscrição : para ajudar na construção da mini-ecovila, ou morar no acampamento, no lote de 500m2 que me cabem(estou tentando aumentar para 1000 e há terras que vizinhos assentados nos emprestam para plantar), não tem inscrição. Somente este processo de conhecimento recíproco. O que disse sobre inscrição é que, depois de alguém morar aqui certo tempo, fazer amizade com as famílias vizinhas e apoiar algumas atividades da conquista da terra, geralmente os coordenadores aceitam que se abra uma nova inscrição junto ao Incra, principalmente para casais, famílias maiores e quem teve experiência na agricultura. Mas há possibilidades de solteiros(as) também serem contemplados pela reforma agrária, especialmente se colaborarem nas atividades. De qualquer forma, mesmo que saia somente o meu lote (na pior das hipóteses), metade dele será dedicado a atividades institucionais, em acordo de conveniência com o Incra e com os futuros vizinhos (pois profissionais, humanistas e artistas dentro de um assentamento, serão uma grande riqueza para as famílias !!

      Um abração amigo !!....Luiz

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. entendi, mas o que eu quero é um lote Luíz, e queria que esse lote fizesse parte de uma ecovila entende? Eu não quero ir pra passear ou pra visitar, como se morar junto a natureza fosse algo de outro planeta, eu quero é morar, e mostrar que podemos e temos o direito à terra e a natureza.Porque e se eu for até aí, trabalhar, contribuir e eles não abrirem inscrição pra mais lotes? vou morar no que é dos outros? Eu quero, morar, plantar, mas quero morar em um lugar que seja meu, e se os vizinhos tiverem o mesmo estilo de vida que eu, ou seja tiverem o respeito pela natureza que eu tenho aí eu to no ceu, é isso que eu quero.

      Excluir
    5. Legal, Chanda !!

      Entendi o seu legítimo desejo de ter um lote do Incra somente seu, rodeado de pessoas com os mesmos valores. No entanto, para conseguir este "maior céu" é geralmente um longo processo. Por exemplo, eu, há aproximadamente 40 anos (desde os 20), almejava ardentemente morar no campo, ao lado de pessoas queridas por gostarem da mesma forma de viver. Então, em muito desses anos, alugava sítios, chácaras, casas com quintais grandes, morei em chácaras cedidas, no Jatobá Terra Prana, aqui em São Carlos....até que finalmente o Universo e os Céus me presentearam com os 5 hectares na Bahia, em 2003. Morei lá por 6 a 7 anos. Voltei por questões familiares, mas a terrinha e a casinha estão lá, me esperando. Como sou de natureza muito social e entendo o sentimento de que devemos ser guardiões da terra e não os seus proprietários (pois ninguém fez nada para que a terra existisse e ela não deveria ser motivo da propriedade privada). Porém é legítimo a gente querer o espaço físico merecido em cima do planeta. Então, resolvi socializar os 5 hectares da Bahia e passar oficialmente para uma associação futura. Podemos ter um quartinho e 4 mt2 de terra para sermos guardiões na cidade, podemos ter 40m2 aqui no acampamento, com uma casinha feita do jeito simples que cada um quiser, podemos ser os guardiões de 2.000 mts em um lote de um amigo, junto a vários outros que compartilham os mesmos ideais e podemos, finalmente, morarmos em uma área maiorzinha de terra que garantidamente será só nossa e de nossos filhos e netos SE ELES GOSTAREM DE MORAR LÁ, DA MESMA FORMA QUE MOREI, amando a vida, em plena sintonia e integração com ela e a natureza (incluindo todo o universo) Pra chegar a este ponto, através da vontade sincera e determinada, às vezes demora. No caso dos sem terra, para se conseguir um lote em seu nome, na maioria das vezes vc precisa estar "debaixo de lonas" por vários anos, infelizmente, pois as leis no Brasil, e as classes dominantes, ainda não possibilitam o acesso facilitado à terra a todos os que nela desejam morar e tirar o seu sustento. A restrita reforma agrária atual prioriza o modelo produtivista e consumista : os assentados devem ser produtores rurais para sustentarem as pessoas das cidades e em troca ganharem muito dinheiro para comprarem carros, motos, tratores, etc..., etc....Eu sei que vc já penas assim, mas aproveitando que será publicado o comentário, estou me expressando para outros, também.

      Vem com a gente lutar !! Por enquanto, vc pode construir o seu "ceuzinho" de 40m2 aqui, perto de outras pessoas lindas como você !!....Tudo na vida é transitório, é dinâmico....a própria vida é assim. Parar, estagnar, ficar no mesmo lugar, tanto em pensamentos, valores e lugares físicos, te leva a perder a vida mais rapidamente. Bora viver até nossa possível macro-vida, andando, mexendo e sendo felizes nos momentos e lugares que a vida e o Universo, ou Deus - se assim tiver sua crença Nele - o concederem !!

      beijo no coração !!....Luiz

      Me liga ou envia email, porque dois emails que te enviei, em dois endereços, parece que não foram.

      Excluir
  10. que maravilla !!! felicitaciones por el proyecto, hace unos 20 años, tambien compre un campo a las afueras de la ciudad para ejecutr el mismo proyecto, del cual solo mi familia participó. Hicimos Huertas, criamos animales, vivimos 4 años preciosos en ese lugar, ahora en unos meses iré a vivir con mi Madre a Rio de Janeiro, me interesa mucho este Proyecto y quisiera participar de ser posible. No conozco San Pablo, pero en cuanto llegue a morar no Rio, haré contacto con Ustedes. Muchas bendiciones reciban de nuestro Dios todopoderoso y la concreción de sus sueños.

    ResponderExcluir
  11. Alejandra !!

    "Mi gustas de escribir un poquito en espanól, esta lingua tan linda, nuestra lingua hermana, de nuestra madre Latin, pero non escribo bien, entonces voi a escribir en portugues, mismo" - E também linda é sua alma, Alejandra !!

    Que bom já ter vivenciado 4 anos no campo. Vamos trocar experiências e conhecimentos !!....Enquanto estiver com sua mãe no Rio de Janeiro, vá acompanhando as novidades sobre os dois projetos. Na Bahia, na Ecovila de Transição, podemos aprender muitas práticas e conhecimentos tradicionais de dois idosos, por volta dos 90 anos, como curar e cozinhar em panelas de barro, fazer queijo de uma forma diferente, retirar lixivia (potassa) para fazer sabão de cinzas, refogar "cortado" de brotos de palma, etc, etc....

    Para você acompanhar as novidades, melhor que seguir o blog, inscreva o seu email no Grupo Ambiente Ecológico Ecovilas. Este grupo esteve parado por uns dois anos e agora podemos nos encontrar e interagir através dele :
    https://groups.google.com/forum/#!forum/ambienteecologico-ecov

    Em sintonia com suas afetivas efusões espirituais. Sentimos e refletimos a você também !!....Luiz

    ResponderExcluir
  12. Olá Luiz! Sua proposta se encaixa perfeitamente com o que almejo: Viver no campo, ser autônomo. Até porque o que sei, o que aprendi, são atividades do campo. Parabéns pelo seu desprendimento. Só grandes almas agem como tal. Que o poder desfazedor de empecilho esteja a frente de seus projetos. Abraço de luz e boa sorte! Meu email é jairopereiraibi@htmail.com. Estou usando o email de minha filha para mantermos contato via internet. Não tenho gmail. tentei fazer um, mas não consegui. Jairo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jairo !!....Só felicidade !!..."Semelhante atrai semelhante e encontra prazer em estar em sua companhia" O mundo está se revolucionando por causa da internet, também, pois facilita ao máximo o encontro de almas que se sintonizam. A Idade de Ouro dá os seus primeiros sopros neste inicio do século XX. Somos todos iguais, reflexos e emanações de uma só fonte !!
      Super grato pela sua força de que o "poder desfazedor de empecilhos esteja à FRENTE DE NOSSOS PROJETOS !!
      Muito feliz, também, por você ter ligado desde o primeiro contato. O primeiro a ter esta iniciativa. A comunicação somente escrita traz uma subjacente relação de suposições e mistérios, muitas vezes desfeita (para positivo ou para negativo) no contato oral e/ou presencial. Continuemos a falar e a escrever mais. Logo iremos nos ver !!
      Ligada aos dois projetos está a intenção de criarmos um Centro de Estudos, Experimentação e Divulgação de Ecovilas, a fim de deslindarmos e aclararmos as possíveis motivações que levam as pessoas a buscarem "casamentos" com outras que compartilham quase total ou parcialmente ideais e formas de entender o mundo, bem como facilitar-lhes a encontrarem os ambientes de vida com os quais mais se sintonizam.

      Um grande abraço....Luiz

      Excluir
  13. Olá Luiz, gostaria de saber se o projeto ainda esta em andamento....
    Aguardo retorno, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Sim, lady, o projeto está em andamento. Mas meio devagar e sem desânimos, pois este tipo de projeto demanda muito tempo, mesmo !! Veja bem : foi tudo lindamente exposto e oferecido como proposta, mas estou só, por enquanto. São somente ideias e vontades. Aqueles que se dispuserem terão de se esforçar, pois não há estrutura pronta, principalmente aqui em São Carlos. Na Bahia já tem uma casinha, mas não há, ainda, condições de se ganhar a vida por lá com muita facilidade, embora o projetinho que fiz em uma das escolas está dando resultados positivos e o pessoal da prefeitura deseja que seja expandido para outras escolas (hermeticultura nas escolas).

      O que está firme, aqui em São Carlos, é justamente o que faltava : um projeto comercial de produção e venda de verduras hermetizadas,(marketing : "Verdura Viva") justamente para um grupinho inicial conseguir recursos para sustento e construção de cômodos aqui nos sem terra. Uma Fiorino 95 está sendo comprada e canteiros hermetizados estão sendo construídos (os primeiros e devagar, pois estou sozinho).

      Temos de estudar sobre a colheita, embalagem, transporte e aceitação do produto. Um pé de alface, por exemplo, será vendido em um saquinho transparente e pode ficar fora da geladeira até, em certos casos, uma semana.

      O grupinho inicial que citei acima parece ter 3 no momento : a Vera, de Itu, que se interessou muito, eu e o João, estudante de biologia que vem aqui conhecer e tentar transferência para a Ufscar. Preciso apressar a construção de um cômodo em bio-construção, ou em madeiras reutilizadas, mesmo, (barraquinho), para hospedar quem vier conhecer. Por enquanto há a Ong Veracidade para dormir, na cidade, ou em casas simples de famílias vizinhas aqui nos sem-terra.

      Me envia o seu email (para gruposambiente@gmail.com) !!

      Abração....Luiz

      Excluir
  14. Olá, eu gostaria de obter informações sobre a localização da ecovila em S. Carlos.Se tenho como contatar pelo facebook. Meu é JC MAGNO Pirassununga. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Sim, João Carlos !! Para vc que mora perto, em Pirassununga, é fácil. Os dois projetos expostos nesta postagem estão aguardando pessoas com perfis adequados que possam assumir. Mas há outros dois, estes já em construção (criação) que são mais fáceis de sintonizar : a Ecovila Tibá e o espaço alternativo 2 da Ong Veracidade, chamado provisoriamente de GV. Para contatar o pessoal da ecovila Tibá, veja no Face : https://www.facebook.com/EcovilaTiba
    Para contatar o pessoal da GV (onde está sendo criada uma ecovila urbana, ou uma comunidade alternativa-cultural) veja no Face da Veracidade : https://www.facebook.com/groups/410660022349061/?fref=ts
    Se não tiver sucesso, me escreve ou liga que posso intermediar.
    Clique abaixo da postagem, em "Contato"
    Grato !!....Luiz

    ResponderExcluir
  16. Olá, Gostaria de saber como posso entrar em contato, eu e minha mulher, estamos a procura de uma ecovila, somos de brasilia moramos juntos, mas vimos que essa vida da cidade realmente não é pra gente, eu sou programador e desenvolvo sistemas para web como portais, lojas online, blogs, sites e aplicativos para celular.
    Já minha mulher é formada em Gestão ambiental e Controle ambiental, e esta fazendo Agronomia na UNB.
    Queremos vivenciar algo conectado ao universo, as plantas, e tudo mais, sempre fui bem ligado espiritualmente com o universo, tenho conhecimento em trabalhar com bambu, minha mulher tem conhecimento em plantas e regeneração de solos.
    Gostariamos de compartilhar essa experiencia:

    Qualquer coisa nos adicione no facebook
    https://www.facebook.com/ufo.abduction.9

    Ou entre em contato no meu e-mail:
    vitorhugosg@gmail.com

    Você também pode entrar em contato no meu celular:
    (61) 8147-5232
    Pode ligar acobrar ;)

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  17. https://www.facebook.com/groups/1554877864831638/

    ResponderExcluir
  18. Ecovila Cristã - Brasil

    GRUPO DO FACEBOOK

    O objetivo deste grupo é discutir a Fundação de uma Ecovila Cristã no Brasil

    Será realizada a compra da propriedade, fazendo-se a divisão proporcional ao investimento. O Tamanho de cada propriedade será de acordo com os interesses/objetivos de cada membro.
    - As benfeitorias já presentes na propriedade serão utilizadas para os possíveis projetos comuns.

    - Cada projeto comum deverá ser discutido e votado, sendo a divisão do custo proporcional ao tamanho de cada propriedade. Em contrapartida, os rendimentos oriundos desde investimento também serão distribuídos respeitando está proporção. Exemplo: Determinada família tem 1% das terras da Ecovila. Suponhamos que um determinado projeto comum custe R$ 10.000,00. Logo, ela pagará R$ 100,00 para custear o projeto e receberá 1% do lucro mensal. Desta forma, viabiliza famílias com rendas diferentes participarem de todos

    ResponderExcluir


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)