quinta-feira, 14 de outubro de 2010

AS ENERGIAS "LIMPAS" SERIAM, REALMENTE, UMA SOLUÇÃO ? - O potencial energético brasileiro, as alternativas renováveis e o destino da humanidade - Biocombustíveis - Energias renováveis - Decrescimento ? - A desaceleração do crescimento seria a solução ? - Todos os recursos aos bilhares de habitantes?



O POTENCIAL ENERGÉTICO BRASILEIRO, AS ALTERNATIVAS RENOVÁVEIS E O DESTINO DA HUMANIDADE

(Artigo para subsídio a trabalho escolar escrito em março de 2007 e publicado em 1 - 11 - 2008)


O Brasil é um dos países de maior potencial hidrelétrico do mundo. Suas jazidas de petróleo, carvão mineral e urânio também são apreciáveis. No entanto, estas últimas são fontes de energias não renováveis, e com alto grau de poluição ou periculosidade. A primeira, a energia hidrelétrica, supre a maior parte da demanda energética não veicular do país. A energia elétrica possui seus limites de aplicação no momento, pois a tecnologia que possibilita sua utilização em veículos ainda é muito cara. Resta, neste tempo de intensa demanda energética e de preocupação ambiental, a busca de opções de energias renováveis e menos poluidoras para a propulsão de veículos.

A energia elétrica pode ainda vir a ser mais uma dentre as várias alternativas, com o barateamento dos veículos movimentados por motores elétricos. Os bio-combustíveis, como o álcool e o óleo, despontam como as principais alternativas para suprirem as atuais necessidades energéticas. Em tão vasto território, milhares de hectares poderão produzir óleo vegetal combustível e etanol, inclusive com um “justificado” avanço do desmatamento. O afã de crescimento e enriquecimento conduz o governo e os empresários brasileiros a projetos ousados nesta área, incluindo a exportação destes produtos.

Outras energias alternativas renováveis, ou melhor, disponíveis constantemente na natureza, são a energia solar, a eólica e a das marés. Pesquisas intensas estão em andamento e utilizações localizadas estão sendo feitas.

Uma promissora fonte de energia, que pode ser classificada como renovável, é a do hidrogênio. As constantes pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos possibilitarão a sua utilização em um futuro não muito distante.

Embora descerra-se diante de nós todo este quadro de otimismo e de busca por muitas alternativas menos poluentes e mais econômicas, a humanidade depara-se ante um problema preocupante: mesmo que parássemos de consumir todos os tipos de energias, o aquecimento global está aí, já presente, e continuaria a afetar o clima na terra por muitas décadas. Outras conseqüências negativas são decorrentes da utilização de todas as formas de energia, tais como a poluição das águas, a diminuição da biodiversidade e o aumento dos raios ultra-violeta.

As ditas “energias renováveis”, ou as “energias limpas” seriam, realmente, uma solução para o crescimento viável de uma humanidade que corre desenfreadamente para possibilitar todos os recursos a todos os seus bilhares de habitantes ?....


Luiz A. V. Spinola, março/2007
Publicado em 1 - 11 - 2008


Direitos autorais reservados.

Permitida a reprodução apenas em sites ou meios de comunicação sem fins lucrativos, desde que sejam incluídos estes adendos. Para outros, entrar em contato com o autor :

São bem recebidos comentários e/ou sugestões para melhorias e correções no texto ou no conteúdo.

PARA CONHECER OUTROS ARTIGOS DESTE GRUPO, CLIQUE ACIMA EM "PÁGINAS" (PAGES) OU EM "PÁGINA INICIAL" (HOME)


UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES SERÁ IMPLEMENTADA PARA SUBSIDIAR A OFICIALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO INFOERA DE LEITORES E ESCRITORES PARA UM MUNDO MELHOR” E PARA VIABILIZAR A CONCRETIZAÇÃO DE FUTUROS PROJETOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS.


VOCÊ DESEJA AJUDAR A REFLORESTAR O PLANETA TERRA ?!!....
   ENTÃO ECONOMIZE QUALQUER TIPO DE ENERGIA, OU MELHOR,
   DIMINUA DRASTICAMENTE O SEU CONSUMO !!!!”


Deseja que uma "página" seja criada para publicar o seu artigo, trabalho escolar ou literário ?....Escreva para a administração dos Grupos-Ambiente :
Por favor, não adicione o email acima em listas. Envie a sua divulgação para :





Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)