quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O AÇÚCAR É UM VÍCIO ? - E prejudicial à saúde e ao meio ambiente ? - O vício é a força motriz de um infindável ciclo de desejos - Sacarose - Açúcar de cana - A questão é psicológica - A importância do paladar - Comendo menos açúcar e mais frutas e mel, você estará plantando árvores !!

O Açúcar é um vício ?
Açúcar, árvores e meio ambiente

Segunda edição,  com adições e melhorias .
Veja dedicatória no final do artigo.


Foto : Para se produzir açúcar, grandes extensões de terra são deixadas
               desnudadas por vários meses do ano.


Como pode o açúcar ser um vício ?

O açúcar, um vício ?....Esse alimento tão doce, que naturalmente nos causa prazer e nos proporciona energia ? Nem se poderia perguntar se o açúcar é um vício.

Foto : O abil é uma fruta doce, de sabor muito parecido ao da jaboticaba. 

Analisando esta pergunta sob o ângulo dos impulsos naturais e sob uma visão nutricional limitada, realmente não se pode afirmar que o açúcar é um vício. No entanto, sob um ponto de vista racional e amplo, quando nos referimos, logicamente, à sacarose industrializada da cana de açúcar, podemos questionar, sim, se o desejo pelos alimentos adoçados com açúcar de cana, é ou não um vício.



O que é um vício ?

O que é um vício?....Vício é todo desejo ou costume prejudicial. O vício é a força motriz de um infindável ciclo de desejos que trazem malefícios ao espírito, à mente ou ao corpo. Porque ter desejo do “doce” seria um vício, já que o próprio instinto faz uma criança, por exemplo, preferir um alimento adocicado a um outro amargo, ou azedo ou salgado? Como pode, então, o acúcar ser um vício ? Como pode uma das fontes que fornece calorias ao corpo ser um vício ?
 

Foto : A "azeitona do Ceilão", ou azeitonão, é uma fruta ácida
              que pode ser produzida em agro-florestas. Prefira frutas
              ácidas ofertadas por árvores e deixe os refrigerantes.

O problema do açúcar é a quantidade desequilibrada que se ingere

Todo problema  reside em : porquê ou como, o açúcar é prejudicial ? Na verdade não é o açúcar que é prejudicial, e sim a quantidade desequilibrada que se ingere. O açúcar é necessário e essencial ao corpo, porém, já se sabe modernamente a importância da ingestão de formas variadas de açúcares, tais como a maltose, a dextrose e principalmente a frutose, devendo estas provirem de alimentos completos e naturais, como legumes, cereais e frutas. A sacarose é um excelente açúcar, desde que ingerido puro na forma de caldo e cana. 

Foto : Não adianta apenas plantar mudas de árvores em projetos ambientais.
Você precisa também consumir mais alimentos e utilizar mais produtos que
venham delas !!

As pesquisas demonstram, há muitos anos, que os seres vivos são organizações complexas que possuem complexos mecanismos internos em seus metabolismos. Desta forma, os nutrientes interagem entre si de uma forma também complexa. E esta complexidade mantêm-se em dinâmico equilíbrio. Quando este "dinâmico equilíbrio" é quebrado com a ingestão contínua de uma quantidade excessiva de um determinado nutriente, o prejuízo vem, na verdade, como uma tentativa, por parte do organismo, de restabelecer este equilíbrio. As consequências negativas são muitas enquanto um "pesado" equilíbrio é tentado pelo organismo para a manutenção da vida.



Tudo é uma questão de paladar e apetite

Foto : Não é difícil alterar tradições e costumes que trazem
               prejuízos à vida e ao meio ambiente. Crie e inove !!

Não seriam necessárias tantas pesquisas e palavras técnicas para se concluir que "se eu satisfaço o meu permitido e bem-vindo desejo de açúcar” através de líquidos ou alimentos sólidos adoçados com sacarose, claro está que o meu corpo perderá o desejo pelas frutas doces. Assim, deixarei de comê-las, e deixarei de nutrir o meu corpo, também, com muitos outros nutrientes essenciais a uma boa saúde, especialmente com vitaminas, enzimas, sais minerais e outros nutrientes modernamente descobertos. A substituição do açúcar industrializado por açúcar mascavo, adoçantes ou mel - sem qualquer diminuição em sua quantidade - também provoca a diminuição pelo prazer de se comer frutas doces. Aí está o porquê do consumo do açúcar de cana - ou sacarose - provocar desequilíbrios nutricionais, trazendo prejuízos ao corpo. Se esta adição indevida traz prejuízos, então o seu consumo é um vício.


Foto : É na infância que o vício do açúcar de cana se forma.
               Os pais devem  prover e oferecer aos filhos muitas frutas,
               ao invés de doces, sorvetes e bolachas. 

A questão centra-se nos costumes e no cérebro. Quando o meu apetite se satisfaz em relação ao sabor de um determinado alimento, fica registrada no cérebro uma ordem temporária de “satisfação”. Uma outra ordem é enviada ao sentido gustativo “Não quero mais. Atingi o meu nível de satisfação”. No caso do açúcar, se adoço o café e o leite da manhã, e ainda saboreio um delicioso yogurt adoçado pela indústria, com certeza deixarei as frutas enfeitando o centro da mesa !!
  
Através destes mecanismos, o paladar - que faria o corpo buscar alimentos naturais, doces e ricos em vitaminas, enzimas e outros nutrientes - fica “ludibriado”, sendo desviado, pois, de exercer sua sutil função de direcionar o corpo a buscar os alimentos que contenham as substâncias nutrientes  que, naquele momento, ou fase, mais necessita.


Foto : Há muitoas espécies de bananas. Elas são apetitosas,
             doces e os bananeirais são excelentes para a natureza !!


O açúcar de cana e o meio ambiente
  
O que é melhor para o meio ambiente ? : Os humanos consumirem uma grande quantidade de açúcar, rapadura ou melado provenientes de extensas plantações de cana - que deixam a terra desnudada por vários meses do ano, além de vários outros impactos ambientais diretos e indiretos - ou alimentarem-se mais com frutas doces e um pouco de mel que, para a sua produção, é necessário o plantio de extensas áreas de árvores, como os bananeirais, por ex, ou as agro-florestas que, além de muitos outros alimentos e produtos, possibilitam a produção de apreciáveis quantidades de mel de abelhas ?....


Foto : Arroz, feijão, milho, outros cereais e legumes
               também necessitam desnudar a terra durante
               muitos meses do ano. Se ao invés de alimentos
               adoçados com açúcar de cana, as pessoas
               consumirem mais frutas que venham de árvores,
          elas diminuirão também o consumo de cereais e
          legumes, pois muitas frutas, como a banana e o
          abacate, possuem um bom teor de açúcares e
          gorduras, que são energéticos e substituem os
          carboidratos.
            

As bebidas e os alimentos industrializados ácidos
também prejudicam

Quanto aos diversos produtos industrializados, os mais ofensivos à saúde e ao meio ambiente são aqueles que contêm não apenas açúcares, mas também ácidos, principalmente os refrigerantes e outros alimentos azêdos. Embora não seja o motivo deste texto, a sua citação é relevante, pois os ácidos são, também, necessários ao corpo, devendo, de forma similar ao açúcar, serem consumidos de forma equilibrada e diversificada, e obtidos de fontes naturais, como as frutas ácidas. Se você tomar um refrigerante com médio ou alto teor de acidez, pode ter certeza que o seu paladar irá repelir as frutas ácidas !!


Açúcar, aspectos econômicos e sociais 


Foto : Estas crianças, de um bairro popular em São Carlos-SP,
               estão brincando com pinturas em recipientes para a
               produção de mudas de árvores frutíferas que serão
               plantadas lá mesmo. As famílias menos favorecidas
               também podem  ser estimuladas a plantarem fruteiras
               em seus quintais (se tiverem !!) e em suas propriedades
               rurais.

Um outro item importante é a questão econômica e social. Mesmo as famílias com boa renda teriam que alterar suas contas para suprirem a demanda de mais frutas. Certamente, você teria que disponibilizar mais dinheiro para comprar mais frutas.
A única alternativa  é diminuir o consumo de produtos supérfluos, tais como os cosméticos e os atrativos tecnológicos de diversão. Esta atitude também reflete positivamente no meio ambiente.
O problema maior é o social. Famílias carentes nem tem reservas suficientes para comprarem frutas, embora possam fazer pequenos esforços. Sem considerar as causas das injustiças sociais, as classes menos privilegiadas teriam a possibilidade de consumirem mais frutas produzidas por prefeituras, e por elas mesmas, em espaços públicos.



Foto : Os açúcares refinados exigem muitos maquinários
          e indústrias, além de transportes, armazenamento,
          distribuição e comércio. Por isso, plante árvores
          frutíferas em seu quintal, chácara ou áreas públicas !!



Em conclusão : O açúcar pode ser, sim, um lastimável vício !!

Podemos, então, concluir. O desejo do açúcar, em si, quando se considera meramente o instinto pela procura de alimentos mais adocicados, logicamente não é um vício. Porém, sob uma análise racional - desde que somente o homem, dentre todos os animais, inventou e alterou tantos alimentos - e após comprovarmos que a ingestão contínua do açúcar “sacarose” traz conseqüências negativas à saúde e ao meio ambiente - só podemos chegar à conclusão de que o desejo por alimentos adoçados com este açúcar é, sim, um lastimável vício.


Foto : Este é um abacaxi silvestre. Frutas silvestres devem ser
               preferidas, mas devem provir de coletas sustentáveis
               ou plantadas de forma ecológica.

Com vontade, fica fácil alterar costumes alimentares

“Discipline-se para não beber ou comer alimentos que contenham açúcares concentrados - mesmo se tiverem sido adoçados com mel, rapadura ou adoçantes naturais e artificiais. Reprograme, conscientemente, o seu padrão de preferências gustativas alimentares. O seu apetite abrir-se-á, então, às frutas, especialmente às doces. Desta forma, você estará se alimentando saudavelmente, e estará colaborando, também, para o equilíbrio do meio ambiente, desde que a maioria das frutas são produzidas por arbustos e árvores.

Foto : natureza e seres humanos : de mãos dadas !!


Luiz Antonio V. Spinola, 10/agôsto/2010

Esta segunda edição é dedicada a meus filhos
Dário, Analuci, Anelisa e Adriana e aos filhos,
filhas e netos de coração, para o seu engrandecimento
humano.

  
Direitos Autorais Reservados. Permitida a reprodução somente em sites ou outros meios de comunicação sem fins lucrativos, pessoais ou corporativos, desde que o texto seja acompanhado deste adendo e do link a seguir. Para sites que visem lucro, direta ou indiretamente, ou outros meios de comunicação, entrar em contato com o autor :
gruposambiente Arrouba gmail.com (por favor, não inserir este email em listas) 






UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE  CONTRIBUIÇÕES SERÁ IMPLEMENTADA PARA RETRIBUIR A PARTICIPAÇÃO DE ESCRITORES,  SUBSIDIAR A OFICIALIZAÇÃO DA “ASSOCIAÇÃO INFOERA DE LEITORES E ESCRITORES PARA UM MUNDO MELHOR” E PARA VIABILIZAR A CONCRETIZAÇÃO DE FUTUROS PROJETOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS.





"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)




Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E PARTICIPE COM O SEU CONHECIMENTO !!

Participe também no grupo Ambiente Ecológico (digite estes termos no Google ou clique no link oferecido acima

Você também pode solicitar a publicação dos seus artigos enviando um email para : gruposambiente@gmail.com (não insira este email em listas)